Logo
Virou notícia, virou Tag!

Linha 6-Laranja deve ser estendida e ganhar mais quatro estações; diz governo

Expansão planejada da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo promete adicionar 7 km e quatro novas estações

Facebook
Twitter
LinkedIn
Novo projeto de extensão da Linha 6 Laranja (Foto: Reprodução)
Novo projeto de extensão da Linha 6 Laranja (Foto: Reprodução)

Durante a cerimônia oficial de chegada do Tatuzão Sul à estação Perdizes, o governo estadual revelou as quatro novas estações que estão atualmente em estudo para a extensão da Linha 6-Laranja em direção ao sudeste.

De acordo com a administração atual, a concessionária LinhaUni planeja implementar as estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, expandindo assim a Linha 6 até conectar-se com a Linha 10-Turquesa da CPTM.

Leia também: Black Friday 2023: campanhas com micro influenciadores impulsionam marcas

Interessante notar que esse trajeto corresponde ao projeto original da segunda fase da Linha 6-Laranja, concebido pelo Metrô e que inicialmente se estendia até Cidade Líder. Este projeto foi suspenso há cinco anos, quando a empresa optou por priorizar o desenvolvimento da Linha 16-Violeta.

Novo projeto de extensão da Linha 6 Laranja (Foto: Reprodução)
Novo projeto de extensão da Linha 6 Laranja (Foto: Reprodução)

O novo ramal, considerado um projeto inovador, está atualmente em processo de conclusão do projeto básico e estudo ambiental, embora ainda não tenha sido tomada uma decisão definitiva quanto à sua construção.

Obras na futura estação da da linha 6-laranja do metrô (Foto: Reprodução / Tag Notícias)

No trajeto conhecido até agora, a Linha 16 incluirá a estação Monumento, próxima ao Museu do Ipiranga, e também se conectará com a Linha 10 na estação São Carlos. Vale mencionar que a localização da estação Monumento na Linha 6 parece estar mais ao norte, conforme indicado em mapas anteriores.

Outra estação com o mesmo nome, Aclimação, aparece em ambos os projetos, mas nos estudos divulgados até o momento, elas estão consideravelmente distantes uma da outra.

Além das quatro estações planejadas para a expansão na direção sudeste, a Acciona, a empresa construtora que lidera o projeto da Linha 6, também recebeu autorização para aprofundar estudos de duas novas estações após a estação Brasilândia – Morro Grande, localizada ao lado do pátio de manutenção, e Velha Campinas.

Leia também: Heineken lança bar flutuante no meio do rio Pinheiros com acesso gratuito para o público

Além disso, estão previstas duas estações adicionais para o ramal: Vila Clarice, que se conectará à Linha 7-Rubi, e Bandeirantes, localizada próxima à rodovia de mesmo nome.

No total, essa nova fase de expansão da Linha 6-Laranja acrescentará 7 quilômetros à sua extensão, fazendo com que o ramal tenha mais de 22 quilômetros de comprimento, abrangendo 21 estações no total.

Daniel Vicente
Daniel Vicente
Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!