Tragédia que matou 242 pessoas e feriu 636 completa 10 anos nesta sexta, relembre o caso

TAG Notícias

Incêndio na boate Kiss da cidade de Santa Maria/RS aconteceu no dia 27 de janeiro de 2013

Há 10 anos, em um amanhã de domingo, o Brasil acordava com a triste notícia de um incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Tudo começou quando, por volta de três horas da manhã, o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, acendeu um objeto pirotécnico (sinalizador) dentro da boate, durante o show que acontecia para estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria.

A espuma do teto, que mantinha a acústica do local, foi atingida por fagulhas e começou a queimar. Por conta da fumaça tóxica, em poucos segundos, as pessoas desmaiavam. Superlotado, o local não tinha saídas de emergência suficientes e nem equipamentos contra incêndio.

O delegado da cidade, Sandro Luiz Mainers, contou que o pânico começou quando a fumaça se espalhou, deixando o lugar escuro e as pessoas não sabiam por onde sair.

“E isso fez com que algumas pessoas enganadas por duas placas luminosas que estavam sobre os banheiros da boate corressem na direção dos banheiros e não na direção da porta. Então, houve um fluxo e um contra fluxo. Algumas corriam para o banheiro e outras tentavam correr na direção da porta de entrada. Isso fez com que muitas pessoas morressem porque algumas acabaram sendo derrubadas, algumas caíram”, relatou ele.

Acusados chegaram a ser condenados, mas o Tribunal de Justiça considerou que houve falhas em procedimentos formais no julgamento.

+ Vídeo tragédia: Passageiro faz live de dentro do avião e mostra momento da queda

Globoplay estreia série documental sobre a tragédia ‘Boate Kiss – a Tragédia de Santa Maria’

A série detalha os erros que levaram  a tantas mortes, o julgamento dos réus que foi anulado e a dor dos sobreviventes e familiares das vítimas.

Assista um trecho do vídeo divulgado pela Globo:

 

 

Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 1045