Pânico da Globo: Emissora confirma demissão em massa

TAG Notícias

Rede Globo causa pânico em funcionários após confirmar demissões e fim de altos salários

A Globo surpreendeu nesta sexta-feira, dia 1º de abril, ao anunciar oficialmente que irá demitir diversos colaboradores ao longo deste mês. A escolha da data não passou despercebida pelos funcionários da emissora, que foram surpreendidos com a notícia em pleno Dia da Mentira.

Segundo fontes internas, a gerência de Recursos Humanos da empresa confirmou em reunião realizada na última sexta-feira, dia 31, que serão feitos cortes ao longo das próximas semanas, com foco inicial em colaboradores com salários acima da média do mercado.

Para evitar problemas com o sindicato, a emissora optou por tratar o assunto como uma readequação interna, e não como uma demissão em massa. No entanto, a notícia caiu como uma bomba entre os funcionários, que agora temem pelo futuro de seus empregos na maior emissora do país.

A declaração do gerente de Recursos Humanos da Rede Globo de que as demissões seriam uma readequação interna não convenceu nem os colaboradores da emissora, nem o sindicato. O órgão afirmou que “repudia veementemente a postura da direção da empresa, que penaliza justamente os que são seu principal patrimônio”.

+ Globo descobre rombo nos cofres e tem prejuízo de R$ 41 milhões

Os funcionários da empresa estão em pânico, principalmente aqueles contratados do Jornalismo e do Esporte, considerados medalhões. A situação é delicada e tem gerado incertezas em relação ao futuro dos profissionais que trabalham na maior emissora do país. A notícia das demissões vem causando grande repercussão na mídia e na sociedade em geral.

Leia a íntegra o comunicado do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro:

Nota aos jornalistas da TV Globo
O Sindicato esteve em 31/3 participando de uma reunião na TV Globo, por solicitação do RH da empresa, Edmundo Lopes. Na reunião, fomos informados que a empresa, embora sólida financeiramente, passa por um processo de ajuste e, em consequência, promoverá “demissões pontuais” em abril e maio. Manifestamos nossa posição contrária a processos de demissão em massa e cobramos informações sobre a quantidade e o perfil dos profissionais que serão atingidos.

O representante da empresa afirmou que não se trata de demissões em massa e que os cortes atingirão os salários mais altos que, segundo ele, estão incompatíveis com o mercado. O Sindicato vê com extrema preocupação esse processo, que impacta os trabalhadores num momento em que negociamos a nossa Convenção Coletiva, tentando reduzir as perdas salariais e assegurar melhores condições de trabalho e remuneração a profissionais que, em período recentíssimo, tiveram um desempenho excepcional na produção de informação verídica e de qualidade.

Ao mesmo tempo, é o momento em que a economia do país busca se reerguer após o cenário de terra arrasada vivido nos últimos anos. Em vista disso, o Sindicato repudia veementemente a postura da direção da empresa que, mais uma vez, penaliza justamente aqueles que são seu principal patrimônio, os trabalhadores. Estamos à disposição dos trabalhadores para quaisquer ações, inclusive jurídicas.

Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro

O que você precisa saber:

  • A Rede Globo surpreendeu nesta sexta-feira, dia 1º de abril, ao anunciar oficialmente que irá demitir diversos colaboradores ao longo deste mês.

     

  • Segundo fontes internas, a gerência de Recursos Humanos da empresa confirmou em reunião realizada na última sexta-feira, dia 31
  • Serão feitos cortes ao longo das próximas semanas, com foco inicial em colaboradores com salários acima da média do mercado.

     

  • Para evitar problemas com o sindicato, a emissora optou por tratar o assunto como uma readequação interna, e não como uma demissão em massa.
  • Notícia caiu como uma bomba entre os funcionários, que agora temem pelo futuro de seus empregos na maior emissora do país.

 

Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 977