A emissora carioca confirmou que tomou um prejuízo de R$ 41 milhões
A Globo comunicou internamente aos seus funcionários os resultados financeiros de 2022, apresentando um prejuízo de R$ 41 milhões, uma melhora em relação ao prejuízo de R$ 121 milhões em 2021.
O diretor-presidente da emissora, Paulo Marinho, explicou que a amortização dos direitos de transmissão da Copa do Mundo do Catar foi uma das principais causas do resultado negativo, consumindo os resultados acumulados dos três trimestres anteriores.
+ Globo anuncia data de estreia do novo Linha Direta com Pedro Bial
Apesar do prejuízo, a Globo alcançou um valor recorde em publicidade, registrando R$ 9,107 bilhões, um crescimento de 8% em relação a 2021.
Marinho ressaltou o crescimento do Globoplay e do Globoplay+Canais, que ajudaram a mitigar a curva declinante de assinantes da TV paga, com um crescimento de mais de 20% em 2022. Além disso, a companhia teria anotado um crescimento de 30% na publicidade digital.
A Copa do Mundo contribuiu para o recorde de publicidade, com um aumento de R$ 684 milhões na receita de venda de anúncios, representando 60% do total da receita da companhia.
+ CNN Brasil pode mudar de nome a qualquer momento para economizar R$ 65 milhões
Outros produtos que mais contribuíram para o resultado foram o Big Brother Brasil 22, o Rock in Rio e a nova versão da novela Pantanal. O crescimento da publicidade foi de 8% em relação ao ano anterior.
A receita líquida da Globo aumentou 5% em relação a 2021, totalizando R$ 15,168 bilhões.
O faturamento com acordos com outras empresas, como o firmado com a Amazon para transmissão de partidas da Copa do Brasil, cresceu R$ 96 milhões em outras receitas, chegando a R$ 625 milhões.
A companhia registrou um salto de 18% no segmento de outras receitas, representando 4% do faturamento total.
No balanço de receita de conteúdo, a Globo teve redução de R$ 41 milhões em razão da queda de assinaturas de TV paga e da venda da Som Livre.
O faturamento com conteúdo diminuiu 1%, fechando o ano em R$ 5,437 bilhões. Em 2022, a Globo vendeu a Som Livre para a Sony por R$ 1,4 bilhão, o que também contribuiu para os resultados financeiros da companhia.