Lula sanciona volta da cobrança do DPVAT, mas veta multa por não pagamento

seguro obrigatório

O presidente Lula sancionou o projeto de lei que recria o seguro obrigatório para vítimas de acidente de trânsito, conhecido anteriormente como DPVAT, e agora rebatizado como SPVAT. A expectativa é que a cobrança seja retomada em 2025 para todos que possuem carros e motos.

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Novas Diretrizes do SPVAT

Durante a tramitação do projeto de lei no Congresso Nacional, líderes governistas calcularam que o valor a ser pago pelos motoristas deverá ser entre R$ 50 e R$ 60. A definição sobre o total a ser pago e a confirmação do calendário de pagamento ainda serão regulamentados.

Dois artigos que propunham multa e infração grave para quem não pagasse o seguro foram vetados pelo Palácio do Planalto. Na justificativa, o governo afirma entender que a penalidade “contraria o interesse público, pois acarreta ônus excessivo pelo não pagamento do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito – SPVAT ao classificar a conduta como infração grave, que ensejará a aplicação de multa cujo valor atual é R$ 195,23 (cento e noventa e cinco reais e vinte e três centavos)”.

O governo também alega que o projeto de lei já prevê que, para ter o veículo licenciado, poder fazer a transferência para outros condutores ou dar baixa no registro, é obrigatório que o SPVAT esteja quitado.

Cobertura do Seguro

Segundo a proposta, a cobertura do seguro poderá abranger:

  • Indenização por morte;
  • Indenização por invalidez permanente, total ou parcial;
  • Reembolso de despesas com:
    • Assistências médicas e suplementares, inclusive fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, órteses, próteses e outras medidas terapêuticas, desde que não estejam disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de residência da vítima do acidente;
    • Serviços funerários;
    • Reabilitação profissional para vítimas de acidentes que resultem em invalidez parcial.

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Impacto no Arcabouço Fiscal

O projeto de lei sancionado faz modificações no atual modelo de arcabouço fiscal para permitir que o governo aumente os gastos em cerca de R$ 15,7 bilhões em 2024. Este trecho foi considerado um “jabuti”, ou seja, um assunto estranho ao tema original da proposta.

O valor foi negociado com o Congresso durante a tramitação de vetos do presidente Lula e um acordo final para recompor

cerca de R$ 3,6 bilhões em emendas parlamentares. Outro destino possível para o valor são ações para a reconstrução e auxílio ao estado do Rio Grande do Sul.

Histórico do DPVAT

Desde 2021, o DPVAT estava usando o saldo remanescente dos últimos anos para se manter. A cobrança foi extinta por uma medida provisória editada no governo anterior. A Caixa informou ainda no ano passado que só haveria dinheiro para atender pedidos referentes a acidentes ocorridos até 14 de novembro de 2023. Com os recursos no fim, o governo atual afirma que surgiu a necessidade de retomar o pagamento do seguro obrigatório, sob o entendimento de que se trata de um “seguro solidário” para quem se acidenta e não tem seguro contratado.

Expectativa para o Futuro

A recriação do SPVAT traz uma nova esperança para muitas vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, oferecendo uma rede de segurança essencial. A expectativa é que a retomada da cobrança em 2025 garanta proteção financeira e acesso a cuidados médicos para aqueles que mais necessitam.

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Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

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