Dia Internacional do Yoga: 5 benefícios desta prática para o seu bem-estar

Conheça bons motivos para investir nessa prática ancestral que tem até uma data de celebração no mundo – 21 de junho
saúde

Originário da Índia, o yoga proporciona benefícios para o bem-estar físico, mental e espiritual das pessoas, conquistando popularidade mundial devido às transformações positivas observadas por seus praticantes. Assim, as Nações Unidas proclamaram o dia 21 de junho de cada ano como o Dia Internacional do Yoga, para conscientizar a população sobre seus benefícios.

Leia também: Veranico com calor e poluição é risco para a saúde de quem faz atividades ao ar livre

Nesse sentido, o yoga vai além de ser apenas uma atividade física ou esportiva; simboliza a união integral do corpo e da mente. “Ao combinar posturas físicas, exercícios de respiração e meditação, pode-se melhorar o estado de saúde de maneira holística”, afirma Dra. Dana Ryan, especialista em atividade física, nutrição e bem-estar e Diretora de Desempenho Esportivo, Nutrição e Educação na Herbalife.

A seguir, a especialista compartilha 5 benefícios de praticar yoga na rotina diária que vão transformar sua vida:

  1. Reduz a ansiedade

Um dos princípios do yoga é focar na respiração consciente. Ao fazer várias respirações profundas, é possível acalmar o sistema nervoso e liberar a tensão muscular, reduzindo notavelmente os níveis de estresse e ansiedade.

  1. Propõe o autoconhecimento

O yoga promove uma conexão profunda entre a mente e o corpo, permitindo aos praticantes explorarem seus pensamentos, crenças e sentimentos com maior clareza e compreensão.

Siga a gente no Google News para ficar por dentro das últimas notícias!

  1. Melhora o estado físico

Ao realizar diferentes movimentos e alongamentos, o yoga promove a flexibilidade e a mobilidade articular, além de fortalecer os músculos e melhorar a resistência física.

  1. Ajuda na qualidade do sono

Ao praticar yoga, é possível estimular o sistema nervoso parassimpático, que é parte do sistema nervoso autônomo. Quando o sistema nervoso parassimpático está ativado, produzem-se respostas fisiológicas como a diminuição da frequência cardíaca, o relaxamento muscular, a melhora da digestão e a redução do estresse, facilitando a relaxação e o sono.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

  1. Proporciona sensação de bem-estar

O yoga pode promover a liberação de endorfinas, neurotransmissores que podem gerar sensação de bem-estar e felicidade. Também pode favorecer a liberação da serotonina (“hormônio da felicidade”), conduzindo a um melhor estado de ânimo no dia a dia.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2075

Deixe um comentário