‘Carro voador’ da Embraer já tem 3 mil encomendas

TAG Notícias

Os “carros voadores” da Embraer, projetados para revolucionar a mobilidade urbana, estão mais próximos de se tornarem uma realidade no Brasil. Com quase três mil encomendas e previsão de início de operação para 2026, a empresa brasileira está passando por um processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por supervisionar as atividades da aviação civil no país.

A Anac abriu recentemente uma consulta setorial para receber sugestões e ideias que possam contribuir para a certificação dos “eVTOLs” (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) fabricados pela Embraer. Conhecido como “carro voador”, o EVE-100, da Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana da Embraer, será produzido em Taubaté (SP) e tem como objetivo tornar os voos urbanos mais acessíveis à população.

Leia também: SP, Rio e Minas serão afetadas por ‘bolha de calor’ e temperaturas podem chegar a 45 °C

A consulta da Anac estará aberta até a próxima sexta-feira (15) e visa reunir comentários sobre os critérios de aeronavegabilidade que serão estabelecidos para o modelo da Eve. Os interessados podem acessar a consulta no site oficial da agência e contribuir com sugestões em diversos aspectos, incluindo peso, estruturas utilizadas, características de navegação e testes de durabilidade de equipamentos.

As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico — Foto: Daniel Ivanaskas/Arte g1
As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico — Foto: Daniel Ivanaskas/Arte g1

A ausência de um regulamento específico para os “eVTOLs” torna essa consulta ainda mais relevante. De acordo com especialistas em aviação, a criação de um conjunto de regras e normas é essencial para uma nova categoria como essa. A consulta serve para provocar discussões e permitir que os interessados na área contribuam com ideias e sugestões para o desenvolvimento das regulamentações.

Se você deseja ficar atualizado sobre as últimas novidades sobre inovações tecnológicas e avanços na aviação, siga a gente no Google News. Clique aqui

 

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2105

Deixe um comentário