Brasil abriu em média 18 mil empresas por dia útil em março

Total foi de 362.192 novos negócios, número que representa retração de 4,3% na comparação com o mesmo período de 2023
novos negócios

O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian mostrou que, em março de 2024, foram criados 362.192 empreendimentos, uma média de 18.109 novas companhias por dia útil.

Leia também: Filha de Silvio Santos revela divisão de herança e quem é que fica com o SBT

O número representa uma queda de 4,3% em comparação com o mesmo período de 2023. Na análise setorial, a opção majoritária para iniciar um novo negócio foi na categoria de “Serviços” (72,9%) seguida por “Comércio” (19,4%). Confira os dados abaixo:

“Embora tenha havido uma queda em relação a março de 2023, a criação de empresas segue expressiva. Com a redução da taxa de desemprego, observamos que o surgimento de novas empresas é impulsionado mais pela inclinação empreendedora do que por uma necessidade imediata, já que muitos brasileiros demonstram o desejo de conquistar flexibilidade e autonomia”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Quanto a natureza jurídica, os “Microempreendedores Individuais” (MEIs) representaram a fatia mais expressiva de novas aberturas (71,9%). Em seguida, destacaram-se as “Sociedades Limitadas” (21,8%), as “Empresas Individuais” (3,6%) e as classificadas como “Demais” (2,7%). Confira os dados a seguir:

Sudeste e Sul lideram a abertura de negócios 

Ainda de acordo com o Indicador, a maior parte dos empreendimentos criados no país em março estavam localizados no Sudeste (186.292). O Sul veio na sequência, com a abertura de 69.890 empresas. Depois, o Nordeste (54.209), o Centro-Oeste (34.511) e o Norte (17.290). Veja, no gráfico abaixo, os dados por Unidades Federativas (UFs):

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Tomada de crédito com responsabilidade auxilia sobrevivência das empresas

Os motivos que levam as empresas a tomar crédito são inúmeras: abrir, de fato, o negócio, ter capital de giro, fluxo de caixa ou apenas realizar um investimento ou melhoria. Para que esse processo seja seguro e não deixar virar um problema em função da incapacidade de pagamento, a Serasa Experian dispõe de produtos e serviços que auxiliam os empreendedores no processo: serviços de monitoramento de CNPJ, ferramentas de renegociação de dívidas e um blog com conteúdo rico e esclarecedor. Clique aqui e saiba mais!

Metodologia

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2075

Deixe um comentário