Argentina, Chile, Equador, México e Peru foram atingidos por terremotos neste sábado (18)
Os tremores mais fortes foram sentidos no Peru com magnitude 7,0 e Equador com magnitude 6,8 Pelo menos 14 pessoas morreram e há milhares de feridos, de acordo com as autoridades equatorianas.
Esses países integram o Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de 40 mil quilômetros em forma de ferradura que cerca o oceano Pacífico. Nessa área, existe pelo menos 450 vulcões ativos e alta incidência de terremotos. Cerca de 90% de todos tremores registrados no mundo ocorrem dentro desse Círculo de Fogo.
+ Quinto dia de ataques no RN: Criminosos ateiam fogo em estação de trem
Na sexta-feira, 17, o Peru já havia registrado mais dois tremores: um de magnitude 4,2, na costa peruana e outro de 3,5, no sul do país.
O presidente do Equador, Guillermo Lasso, anunciou em seu perfil no Twitter, a instalação de um comitê de emergência.
“Estamos realizando a avaliação dos prejuízos gerados pelo sismo. As instituições agiram de maneira imediata e equipes de contingência estão mobilizadas para garantir todo seu apoio a quem foi afetado”.
+ Impressionante: Milhões de peixes mortos bloqueiam rio; veja o vídeo
Nas últimas 24 horas, foi identificado dois tremores na Argentina: em Mendoza com magnitude 5,0 e em Catamarca com magnitude 3,0, com um intervalo de menos de meia hora entre um e outro.
Nesse mesmo período, pelo menos 6 ocorrências de tremores foram registradas no Chile. O mais forte deles foi observado no extremo norte do país, em Arica com magnitude 4,0.
Já no México, foram registrados pelo menos 18 tremores.