Terremoto atinge 5 países na América Latina e deixa pelo menos 14 mortos

TAG Notícias

Argentina, Chile, Equador, México e Peru foram atingidos por terremotos neste sábado (18)

Os tremores mais fortes foram sentidos no Peru com magnitude 7,0 e Equador com magnitude 6,8 Pelo menos 14 pessoas morreram e há milhares de feridos, de acordo com as autoridades equatorianas.

Esses países integram o Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de 40 mil quilômetros em forma de ferradura que cerca o oceano Pacífico. Nessa área, existe pelo menos 450 vulcões ativos e alta incidência de terremotos. Cerca de 90% de todos tremores registrados no mundo ocorrem dentro desse Círculo de Fogo.

+ Quinto dia de ataques no RN: Criminosos ateiam fogo em estação de trem

Na sexta-feira, 17, o Peru já havia registrado mais dois tremores: um de magnitude 4,2, na costa peruana e outro de 3,5, no sul do país.

Carro destruído pelos destroços do terremoto que atingiu Cuenca, cidade localizada a mais de 200 km do epicentro, na costa do Equador (Foto: Xavier Caivinagua/AP)
Carro destruído pelos destroços do terremoto que atingiu Cuenca, cidade localizada a mais de 200 km do epicentro, na costa do Equador (Foto: Xavier Caivinagua/AP)

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, anunciou em seu perfil no Twitter, a instalação de um comitê de emergência.

“Estamos realizando a avaliação dos prejuízos gerados pelo sismo. As instituições agiram de maneira imediata e equipes de contingência estão mobilizadas para garantir todo seu apoio a quem foi afetado”.

+ Impressionante: Milhões de peixes mortos bloqueiam rio; veja o vídeo

Nas últimas 24 horas, foi identificado dois tremores na Argentina: em Mendoza com magnitude 5,0 e em Catamarca com magnitude 3,0, com um intervalo de menos de meia hora entre um e outro.

Nesse mesmo período, pelo menos 6 ocorrências de tremores foram registradas no Chile. O mais forte deles foi observado no extremo norte do país, em Arica com magnitude 4,0.

Já no México, foram registrados pelo menos 18 tremores.

Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 977