Nesta segunda-feira (13/5), o Rio Grande do Sul começou a enfrentar uma onda de frio intensa, corroborando o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com grau de severidade perigoso. Porto Alegre e diversas cidades gaúchas registram mínimas preocupantes, alertando os moradores para os cuidados com o clima gelado.
Leia também: Médico do ES vai ao RS ajudar e é achado morto em abrigo
Em Pelotas, a madrugada teve mínima prevista de 7°C. Às 20h desta segunda-feira, os termômetros já apontavam 13°C, 4°C abaixo do registrado no dia anterior, evidenciando a intensidade do declínio.
Na capital Porto Alegre, a estação meteorológica do Jardim Botânico marcava 15,1°C no mesmo horário, contrastando com os 19°C do domingo e do sábado. A queda nas temperaturas tem sido gradual, refletindo o aviso de frio emitido pelo Inmet, em vigor até as 9h de quarta-feira (15/4), abrangendo não apenas o Rio Grande do Sul, mas também outros estados da Região Sul, com um total de 1.062 localidades listadas.
Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp
A chegada dessa frente fria já era esperada, conforme previsões meteorológicas anteriores. No entanto, além das baixas temperaturas, os gaúchos enfrentam desafios adicionais devido aos alagamentos que assolam o estado desde o fim de abril. Mais de 450 municípios foram afetados, resultando em tragédias humanas e um grande número de desabrigados.
Para se manter informado sobre as últimas atualizações meteorológicas e notícias relevantes, siga a gente no Google News.