Quem é Chiquinho Brazão, deputado federal preso no caso Marielle

TAG Notícias

O deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil) foi preso pela Polícia Federal neste domingo (24/3) sob suspeita de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Brazão foi colega de Marielle na Câmara Municipal do Rio de Janeiro durante dois anos, até março de 2018, quando ocorreu o assassinato.

Citado na delação premiada de Ronnie Lessa, assassino confesso de Marielle, Chiquinho Brazão alegou ter tido um bom convívio com a vereadora durante o período em que dividiram o plenário da Câmara dos Vereadores. O político foi eleito para a Câmara dos Deputados em 2018 e reeleito em 2022, além de ter ocupado a Secretaria Especial de Ação Comunitária na gestão do prefeito Eduardo Paes.

Leia também: PF prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco

O nome de Brazão ganhou destaque após seu irmão, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, ser mencionado no depoimento do miliciano Orlando Curicica sobre o crime à Polícia Federal. Curicica afirmou que participou de um encontro onde se discutiu o assassinato de Marielle Franco, e Domingos Brazão foi apontado como o principal suspeito de ser o autor intelectual dos crimes.

A família Brazão tem sua influência política concentrada em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, historicamente dominada pela milícia. Chiquinho Brazão é investigado por suas relações com milicianos, incluindo reuniões com Cristiano Girão, condenado por chefiar uma milícia na cidade.

Fique por dentro das últimas atualizações sobre o caso Marielle e outros acontecimentos importantes. Siga a gente no Google News para mais notícias em tempo real.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1746

Deixe um comentário