Previsão do tempo: 5 capitais devem ter menor temperatura do ano hoje

frente fria

A chegada de uma frente fria ao Brasil está trazendo um respiro ao calor e promete as temperaturas mais baixas do ano em pelo menos cinco capitais nesta quarta-feira (15). A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que o Sul será a região mais afetada, com Porto Alegre marcando mínimas de 7°C e Florianópolis registrando 12°C.

Leia também: Doppler multa motoristas antes mesmo de chegar ao radar

Recorde de Baixas Temperaturas

Meteorologistas da Climatempo destacam que as capitais que devem registrar recorde de baixas temperaturas incluem Porto Alegre, Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá e Rio Branco. Embora São Paulo e Rio de Janeiro também esperem quedas significativas nas temperaturas, não devem atingir as mínimas do ano, com previsões de 16°C e 18°C, respectivamente.

Efeitos da Frente Fria

Apesar da queda das temperaturas no Centro-Sul durante a semana, a frente fria não será capaz de romper completamente o bloqueio atmosférico, que tem mantido as chuvas concentradas no Sul desde 22 de abril. Esse bloqueio traz instabilidade climática à região, aumentando o risco de geadas, especialmente no sul do Rio Grande do Sul, Serra Gaúcha e Catarinense, onde o Inmet emitiu alertas de “perigo” e “perigo potencial”.

Sol e Chuva na Região Sul

Para esta quarta-feira (15), a previsão é de um dia ensolarado com poucas nuvens e sem chuvas na região Sul. No entanto, as temperaturas devem começar a subir novamente no Sudeste e no Centro-Oeste a partir de quinta-feira (16).

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

Previsão de Chuva

Segundo o meteorologista Vinicius Lucyrio, a chuva deve retornar ao Rio Grande do Sul na quinta-feira, mas de forma menos intensa do que nos últimos dias. As maiores precipitações são esperadas no norte do estado, com volumes variando entre 60 e 100 milímetros, enquanto Porto Alegre deve receber entre 30 e 50 milímetros.

Lucyrio alerta que, mesmo com chuvas moderadas, a situação pode se agravar devido ao solo encharcado, aumentando o risco de inundações. “Mesmo em condições normais, os volumes podem causar problemas devido às inundações e ao solo já encharcado, tornando qualquer chuva na região potencialmente problemática,” afirmou.

Para se manter informado sobre as mudanças climáticas e previsões do tempo, siga a gente no Google News.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1924

Deixe um comentário