Doppler multa motoristas antes mesmo de chegar ao radar

tecnologia

Motoristas que costumam reduzir a velocidade apenas ao se aproximarem de um radar para evitar multas vão enfrentar um novo desafio. A nova tecnologia chamada doppler visa punir condutores que ultrapassam o limite de velocidade, detectando infrações antes ou depois do radar.

Leia também: Demissão do Presidente da Petrobras: Lula Afasta Jean Paul Prates

O doppler opera analisando ondas eletromagnéticas refletidas pelos veículos, detectando mudanças de frequência. Essa variação permite medir a velocidade e outros parâmetros, identificando motoristas que estão acima do limite permitido até 100 metros antes ou depois do radar. Isso significa que a estratégia de reduzir a velocidade somente ao se aproximar do radar não é mais eficaz.

Vantagens do Radar Doppler

Ao contrário dos radares convencionais, o doppler não requer a instalação de laços físicos no asfalto. Enquanto os radares tradicionais dependem do tempo de passagem entre dois sensores instalados na pista, o doppler utiliza a análise de ondas eletromagnéticas, tornando-o menos intrusivo e mais fácil de instalar. Além disso, essa tecnologia oferece a vantagem de não necessitar a destruição do solo durante a instalação.

Além de detectar excesso de velocidade, os radares doppler têm a capacidade de identificar outras infrações, como uso de celular ao volante, avanço de sinal vermelho, direção na contramão, conversão proibida e estacionamento sobre faixa de pedestres.

O nome é em homenagem a Christian Andreas Doppler (foto: reprodução)
O nome é em homenagem a Christian Andreas Doppler (foto: reprodução)

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

Implementação em São Paulo e Outras Regiões

Em São Paulo, a implementação dos radares doppler já está em andamento e deverá ser concluída até o início do próximo ano. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), sete desses radares já estão operacionais na cidade e não estão mais em fase de teste.

A tecnologia doppler já está presente em 24 dos 27 estados brasileiros, incluindo cidades como Curitiba (PR), Pará (PA), Anápolis (GO), Salvador (BA), Novo Hamburgo (RS), Aracaju (SE), Campina Grande (PB), e João Pessoa (PE).

Para ficar por dentro das novidades sobre trânsito e tecnologia, siga a gente no Google News.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1924

Deixe um comentário