Pontos fundamentais para implantar projetos de captura e armazenamento de carbono no Brasil serão temas de Congresso

marco regulatório

Os principais players da cadeia de captura do carbono (CCS) de toda América do Sul têm em 2024 um encontro marcado na CARBON CAPTURE EXPO South America – Feira & Congresso Internacional, que será realizada nos dias 5 e 6 de junho, no Expo Mag, no Rio de Janeiro (RJ). O primeiro evento no país a concentrar soluções e inovação em tecnologia, equipamentos e serviços para captura, transporte, armazenamento e utilização de carbono contará, em sua segunda edição, com uma programação intensa de palestras sobre as aplicações já em curso, os desafios e as oportunidades desse segmento.

Leia também: Famílias atingidas no RS receberão auxílio de R$ 2 mil via PIX: Confira quem tem direito

CCS Tech Summit 2024 oferecerá ao visitante um debate técnico sobre temas como segurança da regulamentação, viabilidade econômica e integração da cadeia, pontos fundamentais para o sucesso dos projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS) no Brasil.

Entre as pautas do congresso estão a relevância da CCS na estratégia de NET ZERO nacional, destacando a integração nas políticas climáticas e sustentáveis, palestra que será conduzida pela diretora de Estudos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Heloísa Borges. Além disso, a consultora marítima e de O&G para a América do Sul na Innovation Norway, Raquel Filgueiras, e o professor na Energy Systems Engineering na Universidade Imperial de Londres, Niall Mac Dowell participam de painel que discorrerá sobre as colaborações internacionais em projetos de CCS, os avanços tecnológicos e a importância da cooperação global no combate às mudanças climáticas.

Financiamento de projetos e modelos de negócios estão também incluídos na programação, com a participação do gerente do Departamento de Gás, Petróleo, Navegação e Descarbonização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), André Pompeo do Amaral.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

Outra linha de debates será a cooperação entre países, empresas e instituições de pesquisa para avanços tecnológicos no segmento; e os projetos de CCS em desenvolvimento na indústria, com ênfase na cadeia de suprimentos, que contará com a colaboração da gerente de Novas Energias na Vallourec South America, Patricia Santana.

Bioenergia, licenciamento ambiental de projetos CCS; e legislação também serão abordados, além de um detalhamento sobre as tecnologias emergentes como DACCS e BECCS, explorando seu potencial na mitigação das mudanças climáticas, com a participação do presidente e CEO da Svante Technologies INC., Claude Letourneau, entre outras.

A curadoria do evento de conteúdo é da CCS Brasil, parceira da CARBON CAPTURE Expo. “Há um imenso mercado para o Hidrogênio no Brasil e as tecnologias de Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCS e CCUS) são aliadas estratégicas para viabilizar esse grande potencial. Os avanços no segmento de CCS, aliados às políticas públicas em andamento, acelerarão ainda mais esses projetos nos próximos anos. Por isso, a CCS Brasil celebra essa parceria estratégica com o evento CARBON CAPTURE EXPO, com a organização do CCS Tech Summit, que tem o objetivo de promover as novas tecnologias para o setor e as oportunidades de desenvolvimento, rumo às rotas da descarbonização”, avalia a Cofundadora e Diretora da CCS Brasil, Nathália Weber.

Marco regulatório para a negociação de créditos de carbono

CARBON CAPTURE EXPO South America é realizada no momento em que o mercado brasileiro tem grandes expectativas sobre a aprovação do Marco regulatório para a negociação de créditos de carbono por parte do Congresso Nacional, regulamentação que pode impulsionar o Brasil para a esfera dos grandes players.

Atualmente, o país concentra 15% do potencial global de captura de carbono por meios naturais e tem o potencial de atender a 48,7% da demanda global de crédito de carbono até 2030, segundo levantamento da Way Carbon e da Consultoria McKinsey. Assim, abre-se um caminho de oportunidades para a preservação e redução das emissões e, como consequência, o crescimento do mercado de crédito de carbono para que isso aconteça. Segundo estudos da WayCarbon e da Câmara de Comércio Internacional, a regulamentação do mercado de carbono poderá atrair cerca de US$120 bilhões para o país até 2030.

Siga a gente no Google News para ficar por dentro das últimas notícias!

“O mercado de carbono cresce exponencialmente em todo o mundo e o Brasil pode ser um dos protagonistas na evolução das tecnologias envolvidas na logística de captura, armazenamento, transporte e utilização do carbono. Todos os setores produtivos hoje buscam soluções para minimizar sua pegada de carbono e a CARBON CAPTURE EXPO foi idealizada, justamente, para aproximar demanda e oferta e viabilizar a interação entre as empresas dos diversos setores que podem contribuir com este mercado”, comenta Cassiano Facchinetti, Managing Director da Interlink Exhibitions, empresa que organiza o evento.

Evento paralelo: HYDROGEN EXPO South America 

CARBON CAPTURE EXPO South America acontece paralelamente à HYDROGEN EXPO South America, dois eventos inovadores e complementares, pois os temas estão diretamente relacionados, quando se trata de sustentabilidade. Os dois eventos irão acontecer simultaneamente, porém com congressos exclusivos para cada assunto específico.

“Esse conceito de juntar os assuntos hidrogênio e captura de carbono em um evento simultâneo já acontece em outros países e, aqui no Brasil, fazia todo sentido, já que os temas são correlacionados e complementares. Muitos dos visitantes tem interesse em ambos os temas e estamos confirmando essa tendência nas inscrições para as conferências, onde o ticket mais vendido é o Full Pass, que dá acesso irrestrito às duas salas: HYDROGEN Conferences e CCS Tech Summit.”, conclui Facchinetti.

CARBON CAPTURE EXPO South America tem o patrocínio das empresas Svante, Vallourec, Tranter e Repsol Sinopec Brasil, além das empresas que fazem parte da HYDROGEN EXPO South America, mas que também oferecem soluções para descarbonização da indústria. Veja a lista completa no site

Serviço:

  • CARBON CAPTURE EXPO SOUTH AMERICA
  • Quando: 5 e 6 de junho de 2024.
  • Local: Centro de Exposições Expo Mag, Rio de Janeiro (RJ).
  • Informações: clique aqui

 

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1924

Deixe um comentário