Papa Francisco dá entrada em hospital para cirurgia, onde ficará por “vários dias”, diz assessoria

O papa Francisco deu entrada no Hospital Universitário A. Gemelli, na Itália, para ser submetido a uma cirurgia. Segundo comunicado do Vaticano, a internação durará vários dias, visando garantir uma recuperação pós-operatória bem-sucedida
TAG Notícias

Papa será operado nesta quarta-feira (7) sob anestesia geral e ficará internado

O papa Francisco deu entrada no Hospital Universitário A. Gemelli, na Itália, para ser submetido a uma cirurgia. Segundo comunicado do Vaticano, a internação durará vários dias, visando garantir uma recuperação pós-operatória bem-sucedida para que o líder católico possa retomar suas atividades diárias normalmente.

“Ao final da Audiência Geral, o Santo Padre se dirigiu ao Hospital Universitário A. Gemelli, onde, no início da tarde, será submetido a uma laparotomia e a uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral”, diz o comunicado. A laparotomia envolve uma incisão no abdômen, na qual os médicos realizam uma exploração dos órgãos internos.

Leia também: Marília Mendonça envia carta psicografada com desabafo: “Tudo foi tão rápido”

De acordo com o comunicado, a cirurgia é necessária devido às dores causadas por uma laparocele, uma espécie de hérnia na região abdominal.

“A operação, planejada nos últimos dias pela equipe médica que está cuidando do Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele encarcerada, que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas. A permanência no hospital durará vários dias para permitir o curso normal do pós-operatório e uma recuperação funcional completa”, conclui o comunicado.

A decisão pela cirurgia foi tomada após uma nova bateria de exames médicos realizada na terça-feira, dois meses após Francisco ter passado quatro dias internado devido a uma infecção respiratória. No final de maio, o pontífice argentino de 86 anos ficou afastado de suas atividades devido a uma febre.

Ele chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, por volta das 10h40 no horário local (5h40 em Brasília), mas saiu cerca de 1h20 depois.

Anteriormente, em julho de 2021, Papa Francisco passou 10 dias no hospital após uma cirurgia no cólon para remover parte do intestino devido a uma diverticulite. No início deste ano, ele mencionou que a condição havia retornado e estava resultando em ganho de peso, mas destacou que não era motivo de grande preocupação. A cirurgia anunciada nesta quarta-feira pode estar relacionada a essa situação.

Francisco também sofre de osteoartrite, que afeta um ligamento de seu joelho direito. Desde maio de 2022, ele tem utilizado uma bengala ou cadeira de rodas devido a intensas dores no membro.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2185