Número de testes positivos de dengue triplicou em 2023

TAG Notícias

A alta no número de casos de dengue não surpreende, pois o país está vivendo uma temporada de chuvas com acúmulo de água

O número de testes positivos de dengue triplicou no Brasil entre janeiro e março deste ano na rede de laboratórios da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), de acordo com levantamento exclusivo divulgado pelo Jornal Hoje, da TV Globo.

Segundo a Abramed, foram realizados 4.564 exames na primeira semana do ano, dos quais 1.210 tiveram resultado positivo, o que representa uma positividade de 26%.

+ Número diário de mortes por tuberculose no Brasil é o maior em quase 20 anos

Quase três meses depois, foram feitos 11.514 exames, sendo 3.885 positivados, o que aumenta o índice para 34%.

Os testes para confirmação da dengue são realizados por meio de dois tipos principais de exames: o antígeno, indicado para quem está entre o primeiro e quinto dia de sintomas, e o sorológico IGG e IGM, feito em quem está entre o sexto e décimo quarto dia de sintomas.

De acordo com a Abramed, o resultado desses testes costuma sair rapidamente e há uma demanda crescente por eles.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Abramed, Wilson Shcolnik, a alta no número de casos de dengue não surpreende, pois o país está vivendo uma temporada de chuvas com acúmulo de água.

Ele ressaltou que é fundamental cuidar dos depósitos de água, uma vez que o mosquito da dengue se reproduz em águas limpas.

De acordo com registros do Ministério da Saúde, já somam quase 643 mil casos prováveis de dengue entre janeiro e o começo de abril deste ano, representando um aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado. É importante destacar que o termo “provável” é utilizado porque nem todos que apresentam os sintomas foram testados em laboratório para confirmação.

Caso uma pessoa esteja com febre por sete dias e apresente outros dois sintomas da doença, como dor de cabeça, no corpo ou manchas vermelhas, o médico deve notificar o sistema de saúde.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2075