O Governo do Estado do Rio de Janeiro está tomando medidas para retomar a construção da aguardada Estação Gávea, localizada na Linha 4 do Metrô.
De acordo com uma resolução conjunta publicada no Diário Oficial, as autoridades competentes estão se mobilizando para a “elaboração de estudos visando à retomada das obras” dessa estação crucial, cujos trabalhos foram interrompidos em 2025.
Leia também: Hurb debocha de situação de 123 Milhas, mas se arrepende e apaga post
A resolução foi assinada pelo Secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, pelo Presidente da Riotrilhos, pelo Presidente do Metrorio e pelo Procurador Geral do Estado, demonstrando o compromisso das partes envolvidas em avançar com esse projeto fundamental para a mobilidade na região.
Localização da Estação Gávea
A Estação Gávea será situada abaixo do estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e terá dois acessos principais. O primeiro estará localizado na Avenida Padre Leonel Franca, em frente à universidade, enquanto o segundo acesso será pela Rua Marquês de São Vicente, próximo ao ginásio da PUC.
Leia também: Acciona promete entregar três estações de metrô simultaneamente; última vez que isso aconteceu foi há 30 anos
Estudos anteriores indicam que serão necessários recursos da ordem de R$ 700 milhões para concluir as obras, que abrangem não apenas a finalização da estação, mas também a escavação de um túnel de 1,2 km que conectará os bairros do Leblon e da Gávea. Até o momento, aproximadamente 48% do projeto inicial foram executados. Em janeiro de 2018, o governo optou por preencher o vazio da obra a fim de garantir a estabilidade da construção.
A iniciativa de reiniciar os estudos e planejar a conclusão da Estação Gávea reflete o compromisso do Estado do Rio de Janeiro em melhorar sua infraestrutura de transporte público e promover a mobilidade urbana na região. Com esses esforços, espera-se atender às necessidades crescentes da população e melhorar a conectividade entre os bairros adjacentes.