Metrô do Rio de Janeiro vai retomar estudos para concluir estação Gávea

O Governo do Estado do Rio de Janeiro está tomando medidas para retomar a construção da aguardada Estação Gávea, localizada na Linha 4 do Metrô.

De acordo com uma resolução conjunta publicada no Diário Oficial, as autoridades competentes estão se mobilizando para a “elaboração de estudos visando à retomada das obras” dessa estação crucial, cujos trabalhos foram interrompidos em 2025.

Leia também: Hurb debocha de situação de 123 Milhas, mas se arrepende e apaga post

A resolução foi assinada pelo Secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, pelo Presidente da Riotrilhos, pelo Presidente do Metrorio e pelo Procurador Geral do Estado, demonstrando o compromisso das partes envolvidas em avançar com esse projeto fundamental para a mobilidade na região.

Localização da Estação Gávea

A Estação Gávea será situada abaixo do estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e terá dois acessos principais. O primeiro estará localizado na Avenida Padre Leonel Franca, em frente à universidade, enquanto o segundo acesso será pela Rua Marquês de São Vicente, próximo ao ginásio da PUC.

Leia também: Acciona promete entregar três estações de metrô simultaneamente; última vez que isso aconteceu foi há 30 anos

Estudos anteriores indicam que serão necessários recursos da ordem de R$ 700 milhões para concluir as obras, que abrangem não apenas a finalização da estação, mas também a escavação de um túnel de 1,2 km que conectará os bairros do Leblon e da Gávea. Até o momento, aproximadamente 48% do projeto inicial foram executados. Em janeiro de 2018, o governo optou por preencher o vazio da obra a fim de garantir a estabilidade da construção.

A iniciativa de reiniciar os estudos e planejar a conclusão da Estação Gávea reflete o compromisso do Estado do Rio de Janeiro em melhorar sua infraestrutura de transporte público e promover a mobilidade urbana na região. Com esses esforços, espera-se atender às necessidades crescentes da população e melhorar a conectividade entre os bairros adjacentes.

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1489