Justiça de São Paulo ordena que Meta, dona do Facebook, pare de usar marca no Brasil

TAG Notícias

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) emitiu uma decisão determinante: a gigante das redes sociais, Meta Platforms, antiga Facebook, deve cessar o uso da marca “Meta” no Brasil. Essa resolução veio após uma queixa da brasileira Meta Serviços em Informática, que alega prejuízos desde a mudança de nome da empresa de Mark Zuckerberg em 2021, no auge da febre do “metaverso”.

Leia também: Heineken quer 50% da sua liderança no Brasil nas mãos das mulheres

A decisão do tribunal concede um prazo de 30 dias para que a Meta Platforms se adeque e deixe de utilizar a marca “Meta” no Brasil. Isso se dá pelo fato de que a Meta Serviços registrou a marca em 2008 junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

O desembargador Eduardo Azuma Nishi, responsável pela decisão, estipulou uma multa diária de R$ 100 mil caso a determinação não seja cumprida. Esta medida, emitida na quarta-feira (28), coloca pressão sobre a Meta Platforms para que se ajuste à legislação brasileira.

A Meta Serviços declara que, desde a alteração do nome da empresa detentora do Facebook e Instagram, tem sofrido uma série de prejuízos. Entre esses prejuízos estão o recebimento de diversas denúncias relacionadas às redes sociais da gigante norte-americana, perturbações enfrentadas por seus funcionários, desativação de perfis da empresa brasileira no Instagram e inclusão da empresa em nada menos que “27 processos judiciais”.

Agora, cabe à Meta Platforms tomar as medidas necessárias para se adequar à decisão do TJSP e evitar as consequências legais advindas do não cumprimento. Este caso destaca a importância do respeito às leis de propriedade intelectual e da proteção das marcas registradas.

Para mais atualizações sobre este assunto e outras notícias importantes, siga a gente no Google News.

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1561

Deixe um comentário