Inverno chegando! Temperaturas em São Paulo despencam na próxima semana

pega a blusinha

O Inverno SP começa oficialmente na próxima quinta-feira (20), às 17h51 (horário de Brasília). De acordo com o Climatempo, a formação e intensificação gradual de um novo episódio do fenômeno La Niña influenciará o padrão de temperaturas e chuvas durante a estação deste ano, impactando diretamente o clima no estado de São Paulo.

Leia também: Mulher coloca fogo no próprio corpo após ser desafiada pelo marido

Previsão de Tempo Seco e Ondas de Calor

Os primeiros efeitos do La Niña serão sentidos na baixa umidade. O tempo seco persistente favorecerá prováveis ondas de calor entre agosto e outubro. Até lá, o frio pouco intenso deve prevalecer em grande parte do Brasil.

Ainda segundo o Climatempo, as frentes frias e as massas de ar frio que as acompanham serão mais frequentes com a atuação do fenômeno. No entanto, durante o Inverno, elas encontrarão resistência na grande massa de ar seco que se estabelece no Interior do país. Assim, temperaturas dentro e abaixo da média só são esperadas no extremo Sul do Brasil.

Regiões Impactadas pelo Inverno SP

Em São Paulo, devido aos frequentes bloqueios atmosféricos que favorecem um tempo muito seco, as temperaturas devem ficar acima da média. No entanto, o ar frio polar deve atingir algumas regiões em julho, principalmente no Leste e Sul de São Paulo, incluindo:

  • Campinas
  • São Paulo
  • Piracicaba
  • Vale do Paraíba
  • Sorocaba
  • Jundiaí

A partir de agosto, haverá um aumento no número de dias frios, alternando com períodos mais longos de temperaturas acima do normal. Segundo o Climatempo, “Setembro tende a ser muito quente e propenso a ondas de calor”.

Expectativa de Chuvas no Inverno SP

O Inverno de 2024 também será marcado por tempo seco em todas as áreas, especialmente no Interior de São Paulo e em Minas Gerais. Em São Paulo, muitas áreas, especialmente no Norte do estado, poderão passar os meses de julho e agosto inteiros sem chuva, uma situação que deve persistir até meados de setembro. Entre os municípios afetados estão:

  • Barretos
  • Ribeirão Preto
  • Jaboticabal
  • São José do Rio Preto
  • Franca

Já no Litoral, a previsão é de chuvas menos frequentes do que o normal, mas que podem ser volumosas durante a passagem de frentes frias.

Fique Atualizado com as Últimas Notícias do Clima

Não perca nenhuma atualização sobre o Inverno SP e outras previsões climáticas. Siga a gente no Google News para receber todas as novidades em primeira mão! Clique aqui para seguir.

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1764

Deixe um comentário