Logo
Virou notícia, virou Tag!

Inmetro alerta: Consumidor deve ficar atento ao peso dos ovos de chocolate

Facebook
Twitter
LinkedIn
Ovo de Páscoa está mais caro: veja preços e dicas pra economizar
Ovo de Páscoa está mais caro: veja preços e dicas pra economizar

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou hoje (5) uma série de orientações aos consumidores que pretendem fazer compras nesta Páscoa.

Entre as principais recomendações está a verificação do peso líquido dos produtos, como ovos de chocolate e peixes congelados, que devem estar indicados de forma clara na embalagem.

Segundo o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Marcelo Moraes, é essencial que os consumidores fiquem atentos à numeração que consta nos ovos de Páscoa, que serve somente como referência para o fabricante. O que realmente importa é o peso líquido, que indica a quantidade real de chocolate no produto e não considera nem a embalagem nem o brinquedo que pode vir dentro do ovo.

+ Feriado de Páscoa terá chuva na maior parte do país

Além disso, Marcelo Moraes também chama atenção para o peso líquido dos pescados congelados, que deve estar indicado de forma clara no rótulo e não deve considerar a camada de glaciamento, uma fina camada externa de gelo que protege o produto.

Caso o consumidor tenha dúvidas em relação ao peso indicado na embalagem, o Inmetro disponibiliza uma Ouvidoria para que sejam feitas denúncias. Se forem encontradas irregularidades, o órgão tomará as providências necessárias com o produtor, importador ou vendedor, visando garantir a segurança e a transparência nas relações de consumo.

Outra orientação do Inmetro diz respeito aos brindes que podem vir dentro dos ovos de Páscoa. Caso haja um brinquedo como brinde, a embalagem deve conter a frase “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade” e apresentar o selo do Inmetro. É importante também verificar a faixa etária recomendada para o brinquedo e nunca oferecer um brinquedo para crianças abaixo da faixa etária recomendada.

Por fim, o Inmetro destaca a importância de cuidados com embalagens e acessórios, como arames, grampos, barbantes, cordões e sacos plásticos, que podem oferecer riscos às crianças. Pais e responsáveis devem ter cuidado na hora de passar as embalagens dos ovos de Páscoa para as crianças, a fim de evitar possíveis ferimentos.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira
Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.