Hot dog do futuro: USP cria salsicha com extrato de mosca rico em proteínas e pouco calórico

TAG Notícias

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um pão e uma salsicha feitos com extrato de mosca soldado negra, uma espécie de inseto que é rica em proteínas e baixa em calorias.

O produto, que é chamado de “hot dog do futuro”, tem o mesmo valor nutricional que o hot dog tradicional, mas é menos calórico e possui um sabor semelhante.

A pesquisa foi liderada pelas estudantes de doutorado Vanessa Aparecida Cruz e Letícia Aline Gonçalves, orientadas pelos professores Alessandra Lopes de Oliveira e Marco Antonio Trindade.

Leia também: Ex-advogada investe em venda de pão de queijo congelado e chega ao sucesso com Dona Zelda

O objetivo do estudo era desenvolver alimentos fontes de proteína que sejam sustentáveis e acessíveis.

A mosca soldado negra é uma espécie de inseto que é comumente encontrada em ambientes urbanos. Ela é rica em proteínas e baixa em calorias, além de ser uma fonte de vitaminas e minerais.

Os pesquisadores criaram um processo para transformar as larvas da mosca soldado negra em um extrato que pode ser usado na produção de alimentos.

O extrato de mosca soldado negra é adicionado à farinha de trigo para fazer o pão, e à carne bovina para fazer a salsicha.

O resultado é um produto que é nutricionalmente equivalente ao hot dog tradicional, mas é menos calórico e possui um sabor semelhante.

O “hot dog do futuro” ainda está em fase de desenvolvimento, mas os pesquisadores acreditam que ele tem potencial para se tornar um produto comercialmente viável.

Eles estão em contato com empresas do ramo alimentício para discutir a possibilidade de comercializar o produto.

O desenvolvimento do “hot dog do futuro” é uma importante contribuição para a área de alimentos sustentáveis.

O produto é uma fonte de proteína acessível e nutricionalmente equilibrada, e pode ajudar a reduzir o impacto ambiental da produção de alimentos.

Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 1069