Heineken nega mudanças na fórmula e paga anúncio no Google após ser criticada por clientes

Descubra os esclarecimentos da Heineken sobre as mudanças na produção da cerveja e as garantias de qualidade que a marca mantém há mais de 150 anos.
NEGOU

A Heineken tem investido em anúncios no Google para esclarecer aos consumidores que a fórmula da cerveja não foi alterada no Brasil. Recentemente, documentos revelaram que a cervejaria reduziu o tempo de produção da bebida, o que gerou questionamentos sobre a manutenção da qualidade e sabor. Mas a Heineken garante: a essência e o padrão da cerveja continuam os mesmos.

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Tempo de produção: 21 ou 28 dias?

Os documentos indicam que, nos últimos três anos, a produção da Heineken passou a ser concluída entre 21 e 23 dias, diferentemente dos 28 dias anteriormente divulgados. Esse ajuste ocorreu na etapa de maturação do fermento, um processo crítico que, segundo funcionários da fábrica, foi acelerado para atender a alta demanda interna.

Resposta da Heineken

A página patrocinada pela Heineken no Google, intitulada “No fake, No news”, aborda essas mudanças. A empresa afirma: “Sobre o tempo de produção, trabalhamos com, no mínimo, 21 dias, podendo chegar a 28 dias, ou até mais, variando de acordo com a tecnologia e necessidade de cada cervejaria, sempre com a premissa de garantir nosso padrão global de qualidade e sabor único de Heineken.”

Anúncios da Heineken negam mudanças na fórmula
Anúncios da Heineken negam mudanças na fórmula

Continuidade da qualidade

Em seu site, a Heineken destaca que a receita e o método de produção não mudaram desde 1873. Essa informação foi reiterada em 2016 por Willem van Waesberghe, mestre-cervejeiro global da empresa, que garantiu: “A fabricação de Heineken leva 28 dias e é feita em tanques horizontais, o que torna a pressão ideal para a nossa exclusiva ‘levedura A’.”

Testes e garantias

Os documentos também mostram que a Heineken realizou testes em tanques verticais, um desvio da receita tradicional. No entanto, a empresa afirma que esses testes não representam mudanças no processo produtivo. “Estamos comprometidos e seguros com nosso padrão de qualidade e fórmula que permanecem inalterados há mais de 150 anos”, reforça a cervejaria.

Opiniões dos consumidores

Após a divulgação dessas informações, vários consumidores relataram mudanças no sabor da Heineken nas redes sociais. No X (antigo Twitter), Edu Passarelli mencionou a percepção de uma maturação mais curta. Edson Alves e Edmar também notaram alterações no gosto da cerveja, com Edmar afirmando que a bebida está “mais fraca e perdeu o amargor característico.”

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Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

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