O Itaú Unibanco anunciou ao público a introdução da plataforma #ÉFake, uma iniciativa estratégica voltada para combater a disseminação de notícias falsas associadas ao banco e ao universo financeiro de maneira mais ampla.
Alicerçada no Q-Insider, a plataforma desenvolvida pela Quaest especializada em coleta e mineração de dados, a #ÉFake possui a capacidade de rastrear e identificar notícias falsas relacionadas à marca Itaú em diversas fontes, incluindo sites, blogs, redes sociais e grupos de mensagens.
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Por meio desse projeto, a sociedade terá a oportunidade de acessar esclarecimentos sobre notícias falsas que estejam circulando em tais plataformas, contribuindo para evitar que indivíduos sejam enganados ou compartilhem conteúdo inverídico. A gestão da plataforma e a curadoria de seu conteúdo ficarão sob a responsabilidade da equipe de Comunicação Corporativa do banco.
Pâmela Vaiano, superintendente de comunicação corporativa do Itaú Unibanco, ressalta a crescente ameaça que as Fake News representam tanto para a sociedade quanto para as empresas, destacando que marcas de renome muitas vezes são utilizadas para disseminar informações falsas e gerar temor.
“No Itaú, impactamos diariamente mais de 70 milhões de clientes e 100 mil funcionários, além de nossos milhares de acionistas. Por isso, necessitamos de ferramentas efetivas para promover uma comunicação confiável. A integridade de marcas como a do Itaú depende da capacidade das empresas de promoverem uma comunicação ética, transparente e precisa, e a #ÉFake foi concebida com o propósito de nos apoiar nessa missão”, afirma Vaiano.