Desesperado com quebra de sigilo de 100 anos, Bolsonaro ameaça ir à justiça contra Lula

Ex-presidente teme documento ser usado contra ele

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), afirmou para aliados que pretende ir à Justiça contra o atual presidente Lula (PT) e o governo federal, caso alguns dos seus sigilos de 100 anos seja derrubado oficialmente. Bolsonaro comentou em um grupo de WhatsApp, pouco tempo depois da assinatura do atual presidente de um decreto que autoriza a análise para a derrubada de sigilos indevidos, que deve ir ao STF.

+ Boulos pede ao STF a prisão preventiva de Bolsonaro: “Sem anistia”

O portal IG teve acesso as mensagens enviadas por Bolsonaro no grupo e, segunda elas, o medo do ex-presidente não se refere a todos os sigilos. Bolsonaro, porém, sinalizou pessoas de seu entorno que não aceitará de cabeça baixa se um dos decretos foram revogados e as informações íntimas se tornaram públicas.

“No grupo do PL, o presidente avisou que não vai aceitar liberarem o conteúdo de sua caderneta de vacinação”, contou um senador do partido que faz parte do grupo.

Perguntado se Bolsonaro tomou a vacina contra o Covid-19 e se esse é o maior temor dele, o senador não soube responder: “Ninguém sabe, acho que nem os filhos dele, mas em Brasília os comentários é que ele tomou”, conta.

Porém, membros do PL acreditam que Bolsonaro tenha tomado a vacinas, mas quer esconder de seus apoiadores: “Por que esse desespero para esconder a caderneta?”, questiona um deputado federal.

+ Michelle Bolsonaro faz carta aberta dolorosa de despedida e confirma fim: “Não estamos mais à frente”

Pessoas mais próximas do ex-presidente, no entanto, dizem que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Fato é que o problema do sigilo deve ser resolvido nos próximos dias. O decreto que Lula assinou ontem prevê que haverá uma avaliação de 30 dias pelos órgãos responsáveis. Ou seja, apenas no final de janeiro será apresentado um relatório sobre quais temas foram colocado sigilo de forma irregular e, aí sim, haverá a revogação.

 

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1489