Corinthians é punido por cantos homofóbicos e terá que fazer jogo com portões fechados

STJD impõe sanção ao Corinthians por comportamento discriminatório de sua torcida durante partida com o São Paulo
TAG Notícias

A torcida do Corinthians entoou cantos homofóbicos na partida contra o São Paulo

Nesta quarta-feira (14), o Corinthians recebeu uma punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) que resultará na perda de um mando de campo com portões fechados. A medida foi aplicada devido aos cantos homofóbicos entoados pela torcida corintiana durante a partida contra o São Paulo, realizada em 14 de maio, pelo Campeonato Brasileiro.

Embora tenha sido sancionado, o Corinthians ainda possui o direito de recorrer da decisão. O próximo jogo da equipe em casa pelo Campeonato Brasileiro está marcado para o dia 2 de julho, contra o Red Bull Bragantino. No entanto, antes disso, o Timão enfrentará o Liverpool-URU na Neo Química Arena, pela Libertadores, e, por se tratar de uma competição internacional, a punição não será aplicada nesse confronto.

Leia também: Apresentadora do GloboNews é demitida após falar mal do canal: “RivoNews”

Durante a entrada em campo do Corinthians e São Paulo, a torcida mandante entoou o cântico: “Vamos, Corinthians, dessas bichas teremos que ganhar”. Essa manifestação foi repetida ao longo da partida. Aos 17 minutos do segundo tempo, o árbitro Bruno Arleu de Araújo chegou a interromper o jogo.

O clube exibiu avisos e comunicados sonoros nos telões da Neo Química Arena, na tentativa de conter o comportamento inadequado da torcida, mas sem sucesso.

A punição aplicada pelo STJD está embasada no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata sobre “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2058