Campeão Olímpico de Vôlei, Pampa, morre aos 59 Anos

luto

O ex-jogador de vôlei André Felippe Falbo Ferreira, mais conhecido como Pampa, faleceu nesta sexta-feira (7/6) aos 59 anos, devido a complicações pulmonares após tratamento de quimioterapia. Pampa, campeão olímpico nos Jogos de Barcelona em 1992, estava em tratamento contra um linfoma e estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, desde meados de abril. Ele havia sido transferido para a capital paulista após passar 35 dias internado em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

Leia também: Escândalo! Vai de Bet rescinde patrocínio com Corinthians após polêmica com laranja

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) expressou pesar e grande tristeza pelo falecimento de Pampa, destacando seus feitos esportivos. “Com pesar e grande tristeza, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu a notícia do falecimento do campeão olímpico Pampa nesta sexta-feira”, lamentou a CBV.

Pampa integrou a histórica seleção brasileira de vôlei que conquistou o primeiro ouro olímpico da modalidade em Barcelona-1992. Além disso, fez parte da equipe campeã da Liga Mundial em 1993 e foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de 1991, em Havana, Cuba.

Pampa era um jogador de extremo talento e fez parte da geração que levou o vôlei brasileiro pela primeira vez ao alto do pódio olímpico. Será para sempre referência. É um dia muito triste para todo o voleibol brasileiro. A CBV se solidariza com a família e os amigos deste grande jogador, que escreveu seu nome para sempre na história do esporte mundial”, declarou Radamés Lattari, presidente da CBV.

Relembre a Trajetória de Pampa no Vôlei

Pampa defendeu a seleção brasileira de vôlei por nove anos. Ele também participou da Olimpíada de Seul em 1988, onde a seleção ficou em quarto lugar, e Pampa foi eleito o melhor atacante brasileiro da competição. Disputou cinco edições da Liga Mundial, dois Pan-Americanos, quatro Sul-Americanos, além de dois Mundiais e duas Copas do Mundo.

Em clubes, Pampa defendeu algumas das principais equipes do Brasil nas décadas de 80 e 90, começando pelo Santa Cruz, de Pernambuco. A maior parte de sua carreira foi em São Paulo, jogando por C.A. Pirelli (Santo André), Palmeiras, Suzano e São Paulo. Ele também atuou no vôlei italiano e japonês.

Carreira Fora das Quadras

Após se aposentar, Pampa ocupou diversos cargos públicos ligados ao esporte. Entre 2000 e 2002, atuou no Ministério do Esporte. Foi secretário de Esportes de Suzano-SP de 2007 a 2010 e de Campos-RJ entre 2013 e 2015. Também assumiu a Superintendência Estadual de Esportes de Pernambuco e, entre 2017 e 2019, trabalhou na gestão do Parque Olímpico no Rio de Janeiro.

Para mais notícias e atualizações sobre esportes e outras informações importantes, siga a gente no Google News

Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 1052

Deixe um comentário