Álcool 70%: entenda por que o produto vai ser banido das farmácias e supermercados

Restrição iminente

Farmácias e mercados têm até o próximo dia 30 para esgotar os estoques de álcool etílico na concentração de 70%, o famoso álcool 70%, na forma líquida. O item em gel ainda poderá ser comercializado. A obrigação segue as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regula a venda de produtos do tipo no Brasil.

Por que a medida de restrição?

Leia também: Buscas por fugitivos de Mossoró custaram mais de R$ 6 milhões

A proibição do amplo comércio do álcool 70% líquido no Brasil remonta a 2002, quando uma resolução da Anvisa apontou os riscos à saúde pública decorrentes de acidentes por queimadura e ingestão, especialmente em crianças.

Na época, um informe do Ministério da Saúde destacou estimativas da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) de cerca de um milhão de casos anuais envolvendo acidentes do tipo no país, com 300 mil envolvendo crianças menores de 12 anos, sendo 45 mil destes relacionados ao álcool.

Medidas temporárias durante a pandemia:

A disseminação da Covid-19 em 2020 levou o governo federal a implementar medidas extraordinárias, incluindo a liberação temporária da venda do álcool 70% líquido em mercados e farmácias. Inicialmente prevista para 180 dias, a autorização foi prorrogada até 31 de dezembro de 2023, com um período adicional de 120 dias para esgotamento de estoque.

Fim da emergência:

Com o fim do estado de emergência de saúde pública relacionado à Covid-19, a Anvisa determinou o término da venda facilitada do álcool 70% líquido. Segundo o médico Álvaro Pulchinelli, diretor técnico na toxicologia forense, o item na versão líquida é altamente inflamável, representando um risco, especialmente para crianças.

Fique informado com as últimas notícias. Siga a gente no Google News.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1924

Deixe um comentário