Imagens captadas pelas câmeras do Planalto no dia 8 de janeiro, mostram Flávio Dino exaltado durante conversa com José Múcio
O Gabinete de Segurança Institucional divulgou imagens do circuito interno do Palácio do Planalto, que mostram os ministros do governo Lula em uma acalorada discussão na noite de 8 de janeiro, quando o prédio foi invadido e vandalizado por extremistas.
O vídeo mostra os ministros José Múcio (Defesa), Flávio Dino (Justiça) e Rui Costa (Casa Civil) em uma conversa. Enquanto isso, o presidente Lula já estava no Planalto, mas aparece em outra parte do vídeo visitando o prédio invadido, porém não estava presente durante a discussão dos ministros.
+ Vacina bivalente contra Covid encalha em postos e surpreende governo Lula
As imagens revelam Flávio Dino visivelmente irritado enquanto conversava com José Múcio. O vídeo foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal como parte do material de investigação.
Assista o vídeo:
GSI negou por três vezes enviar qualquer imagem da invasão do Planalto no 8 de janeiro
No dia 19 de abril, foram divulgadas imagens capturadas pelas câmeras do Palácio do Planalto, que mostraram o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, caminhando entre os invasores do prédio. O repórter Leandro Magalhães foi quem expôs as imagens. No fim do mesmo dia, o general renunciou ao cargo e foi temporariamente substituído por Ricardo Capelli, atual secretário-executivo do Ministério da Justiça.
Além de se negar a fornecer as imagens através da Lei de Acesso à Informação, o GSI também impediu que o material fosse enviado à Câmara Federal e à CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A justificativa do órgão foi que os arquivos eram muito grandes, mas a CPI contestou essa alegação.