Vendas de motos superam a de carros em 2023

No acumulado do ano, já foram vendidas 639,4 mil motocicletas (alta de 24%), em comparação com menos de 600 mil carros
TAG Notícias

No acumulado do ano, já foram vendidas 639,4 mil motocicletas (alta de 24%), em comparação com menos de 600 mil carros

As vendas de motocicletas continuam apresentando um forte crescimento em 2023 e já superam as vendas de carros de passeio no acumulado do ano, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave (Associação dos Concessionários) nesta sexta-feira (2).

No mês passado, foram vendidas 161,4 mil motos, registrando um aumento de 21% em comparação com o mesmo período de 2022 e um crescimento de 33,5% em relação a abril. Enquanto isso, as vendas de veículos tiveram uma queda de 5,6% em comparação ao ano anterior, com os consumidores aguardando a redução dos preços de carros até R$ 120 mil.

+ Governo vai incluir incentivo à troca de caminhões em pacote do carro popular

As concessionárias alertam que as vendas de carros devem piorar nos primeiros dias de junho, o que levou ao pedido de agilidade do governo federal na redução de impostos para tornar os carros mais acessíveis.

No mês de maio, as vendas de motos (161,4 mil) superaram as de automóveis de passeio (127,5 mil). No acumulado do ano, já foram vendidas 639,4 mil motocicletas (alta de 24%), em comparação com menos de 600 mil carros.

> Entre em nosso canal do Telegram e receba as notícias em tempo real

Esse resultado não apenas reflete a desaceleração nas vendas de carros, mas também o crescimento dos serviços de entrega (delivery) e a busca dos consumidores por veículos mais baratos e econômicos em termos de consumo de combustível.

“Muitos estão optando por motocicletas em substituição aos automóveis, devido à economia de combustível e ao preço de aquisição mais baixo”, afirma o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior.

> Receba as notícias no whatsapp fazendo parte de nosso canal

Ele também destaca que a demanda por motocicletas continua alta, mesmo diante do desafiador cenário de crédito, com os consumidores absorvendo a produção da indústria.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2185