Trabalhadores indianos presos em túnel só serão resgatados no Natal

TAG Notícias

O Exército indiano mobilizou uma maquinaria especial, neste domingo (26), para intensificar as operações de resgate dos 41 trabalhadores presos há duas semanas em um túnel parcialmente desabado em Uttarakhand, no norte da Índia.

Após uma semana de otimismo, as autoridades revisaram as expectativas de resgate para o fim de dezembro, no Natal, devido a contratempos, incluindo a quebra de uma furadeira de grande porte.

Leia também: Polícia localiza carro de dentista achado morto em prédio de luxo em Salvador

Arnold Dix, especialista em túneis colaborando com as equipes indianas, compartilhou a nova previsão mais cautelosa.

O túnel, parte de um projeto controverso pela possível repercussão ambiental, tem o objetivo de conectar diferentes templos hindus sob a Cordilheira do Himalaia.

O desabamento parcial em 12 de novembro gerou um esforço de resgate desafiador, marcado por quedas de escombros e danos às máquinas.

As vítimas, localizadas a 8,5 metros de altura dentro do túnel, foram vistas pela primeira vez na última quinta-feira (30) por meio de uma câmera instalada para fornecer oxigênio, comida e água.

As imagens revelaram a exaustão e ansiedade do grupo, que se comunica com bombeiros e familiares por rádio.

Câmera mostra um dos indianos preso em túnel (Foto: Reprodução)
Câmera mostra um dos indianos preso em túnel (Foto: Reprodução)

A última esperança para o resgate bem-sucedido reside em um novo dispositivo que realizará um corte a plasma para remover as barras metálicas, possibilitando a inserção de um tubo de aço para a evacuação dos trabalhadores.

O desafio é a operação ocorrer acima do local onde as vítimas estão, aumentando os riscos para os operários soterrados.

No sábado (25), o ministro-chefe de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, anunciou o início da escavação de uma abertura vertical com 89 metros de profundidade, buscando alternativas para alcançar o túnel.

 

Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 1129

Deixe um comentário