São Paulo terá greve de ônibus nesta quarta-feira

Tribunal exige manutenção de serviços essenciais durante a greve
atenção

O Sindicato dos Motoristas (Sindmotoristas) confirmou que a greve de ônibus municipais em São Paulo terá início a partir da 0h desta quarta-feira (3/7). A paralisação afetará cerca de 1,5 milhão de pessoas, responsáveis por 4,2 milhões de embarques diários, representando aproximadamente 60% do sistema gerenciado pela prefeitura.

Leia também: SP: Licenciamento 2024 começa em julho com placas de final 1 e 2

Reivindicações e Impactos

A principal demanda dos trabalhadores é um reajuste salarial de 3,69%, além de um aumento real de 5% e a reposição das perdas causadas pela pandemia. A greve, aprovada em assembleia na última sexta-feira (28/6) e confirmada após reunião nesta terça (2/7), afetará cerca de 7.300 ônibus em mais de 800 linhas dos sistemas estrutural e de articulação.

Decisão Judicial

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) determinou que o sindicato mantenha 100% do efetivo de motoristas e cobradores nos horários de pico (6h às 9h e 16h às 19h) e 50% nos demais períodos. Caso a decisão não seja cumprida, uma multa de R$ 100 mil será aplicada ao Sindmotoristas e ao SPUrbanuss.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

Resposta do Sindicato Patronal

O SPUrbanuss ofereceu um reajuste salarial de 3,60%, acima do INPC do período, e destacou a importância de manter o serviço essencial de transporte urbano.

O novo líder do sindicato, Edivaldo Santiago, usa a paralisação como demonstração de força após vencer a disputa com o antigo líder, José Valdevan Noventa.

Para mais atualizações sobre a greve, siga a gente no Google News aqui.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2058

Deixe um comentário