Rússia deve ultrapassar Arábia Saudita como maior fornecedora de petróleo para a China

A Arábia Saudita tem enfrentado um declínio em sua presença no mercado chinês de petróleo desde o início da guerra na Ucrânia
TAG Notícias

A Arábia Saudita tem enfrentado um declínio em sua presença no mercado chinês de petróleo desde o início da guerra na Ucrânia, devido aos generosos descontos oferecidos pela Rússia. No início deste mês, a Arábia Saudita reduziu sua produção na esperança de impulsionar os preços e compensar a queda na demanda, mas os resultados não foram os esperados.

Em abril, as exportações de petróleo da Rússia para a China temporariamente ultrapassaram as da Arábia Saudita. Agora, os dois países estão quase empatados novamente, e especialistas preveem que a Rússia continuará avançando e ganhará vantagem nos próximos meses.

Leia também: Governo vai liberar mais R$ 300 milhões para programa de carros populares

De acordo com a fornecedora de dados de commodities Kpler, atualmente a Rússia representa 14% das importações de petróleo da China, em comparação com os 8,8% anteriores ao conflito na Ucrânia. Enquanto isso, a participação da Arábia Saudita caiu para 14,5% até maio.

Aproveitando as oportunidades oferecidas, a China está acumulando reservas de petróleo para o caso de sua economia se fortalecer e os preços subirem. Em maio, Pequim adicionou cerca de 1,77 milhão de barris por dia às suas reservas, o maior volume desde julho de 2020, segundo a empresa de análise de dados de petróleo Refinitiv Eikon.

A disponibilidade de petróleo russo a preços acessíveis tem causado uma queda nos preços globais, prejudicando a capacidade da Arábia Saudita de financiar sua agenda econômica nacional. A perda de participação de mercado, combinada com a volatilidade dos preços, afeta duplamente o reino saudita.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2185