Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos

TAG Notícias

Uma das maiores cantoras e compositoras da história do Brasil, morreu nesta segunda-feira (8)

Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.

A família da cantora divulgou um comunicado nas redes sociais: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”.

O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira, dia 10, das 10h às 17h.

Rita Lee, rainha do rock

Rita Lee, uma artista brasileira, teve uma carreira de quase 60 anos, na qual ajudou a incorporar a revolução do rock ao tropicalismo, formou uma das bandas de rock brasileiras mais cultuadas no mundo, os Mutantes, e criou canções com enorme apelo popular em sua carreira solo, sem perder a liberdade e a irreverência.

Rita sempre foi moderna e referência de criatividade e independência feminina. Embora tenha sido chamada de “rainha do rock brasileiro”, ela preferia o título de “padroeira da liberdade”, achando o primeiro título “cafona”.

Rita nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. Seu pai era dentista e filho de imigrantes dos EUA, enquanto sua mãe, pianista italiana, a incentivou a estudar o instrumento e a cantar com as irmãs.

Aos 16 anos, Rita juntou-se a um trio vocal feminino, as Teenage Singers, e apresentava-se amadoramente em festas escolares. Foi descoberta pelo cantor e produtor Tony Campello, que a convidou para fazer backing vocals em gravações.

Em 1964, ela ingressou em um grupo de rock chamado Six Sided Rockers, que, após várias mudanças de formação e de nome, se tornou os Mutantes em 1966. A formação original da banda contava com Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.

Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 1066