Posse de Lula terá carro aberto, esquadrão antibombas, barreiras de drones, centenas de policiais e agente à paisana

Novos detalhes sobre a segurança do dia da posse de Lula foram definidas
TAG Notícias

Novos detalhe sobre a segurança da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1º de janeiro foram denifidos

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e o delegado da Polícia Federal Andrei Passos, integrante do governo de transição, se encontraram com o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo Ferreira. Janja e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) também estiveram com o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

De acordo com informações do jornal O Globo, a segurança para a posse envolverá aproximadamente 700 policiais federais, um esquadrão antibomba, agentes à paisana e equipamentos que neutralizam o sinal de drones e impedem sobrevoos na área do evento.

“Se tiver algum drone intruso voando nesse instante, imediatamente será baixado. Vamos detectar e a pessoa será criminalizada. Usamos esse sistema no 7 de Setembro e funcionou muito bem. Vamos utilizar o mesmo mecanismo”, explicou o secretário.

Segundo Ferreira, a Esplanada dos Ministérios será fechada e caminhões terão o acesso bloqueado. A Segurança do DF também projeta ao menos três pontos para revistar participantes.

+ Congresso Nacional será iluminado totalmente de vermelho após autorização de Arthur Lira

A diplomação de Lula foi agendada pelo Tribunal Superior Eleitoral para 12 de dezembro. Trata-se da cerimônia em que a Justiça Eleitoral confirma que a chapa venceu democraticamente pelo sistema eletrônico e que os eleitos estão aptos a assumir os cargos.

Neste caso, a estrutura de segurança será mais enxuta, uma vez que o evento ocorrerá no prédio do TSE, não no espaço aberto da Esplanada. Ainda assim, haverá um monitoramento nas redes sociais e em grupos de aplicativos a fim de identificar eventuais ameaças.

“Até agora não existe nenhum tipo de ameaça que foi detectada e possa concretamente ter condição de ocorrer”, completou Ferreira.

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1561