O que são os cuidados paliativos que Pelé entrou, após quimioterapia parar de funcionar na luta contra o câncer

Ex-jogador Pelé está internado em estado delicado
TAG Notícias

O ex-jogador foi internado nesta terça-feira 29 em razão de uma infeção respiratória

O tricampeão mundial da Seleção brasileira, Pelé, parou de responde aos tratamentos quimioterápicos e foi encaminhado aos cuidados paliativos. A informação é do jornal Folha de S. Paulo. 

O ex-jogador luta contra um câncer de cólon desde setembro do ano passado. No início de 2022 foi diagnosticado com metástase no intestino, fígado e pulmão. 

+ Urgente: Pelé é internado às pressas com insuficiência cardíaca e corpo inchado; situação é preocupante

Nesta terça-feira 29, Pelé foi internado Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em razão de uma infeção respiratória. 

De agora em diante, o jogador deixará de ser submetido a quimioterapia e outros procedimentos invasivos, recebendo tratamento apenas para alívio de dor e da falta de ar. 

Pelé internado em estado delicado

Os cuidados paliativos buscam promover conforto e qualidade de vida para pacientes com doenças incuráveis, focando no bem-estar, e não no aumento da expectativa de vida. 

Além dos médicos intensivistas, o rei do futebol terá acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que visam o alívio da dor, bem como dará atenção para a saúde psicológica, não só do paciente, como também da família. 

+ Congresso Nacional será iluminado totalmente de vermelho após autorização de Arthur Lira

Nessa etapa, caberá ao paciente e a família decidirem os melhores procedimentos a serem adotados. 

Um dos maiores questionamentos é se o tricampeão conseguirá presenciar o hexa da Seleção brasileira, no entanto, médicos apontam que é difícil precisar marcos nessa fase, tudo dependerá do desconforto do paciente. 

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1620