População do Amazonas está sob risco de desabastecimento devido à seca

TAG Notícias

Uma estiagem histórica está impactando severamente o estado do Amazonas, causando sérios transtornos para a população local, que depende dos rios como principal meio de transporte e para a distribuição de alimentos.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou na sexta-feira (29/9) a emissão de um decreto de situação de emergência em resposta à situação crítica.

Dos 62 municípios do Amazonas, apenas dois não estão sofrendo os efeitos da extrema seca. A capital, Manaus, juntamente com outros 18 municípios, decretaram situação de emergência.

Leia também: Jovem de 16 anos é atingida por raio enquanto caçava e morre

Entre as cidades mais afetadas estão Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Envira, Itamarati, Jutaí, Fonte Boa, Japurá e Maraã.

A situação é agravada pelo fato de que 59 dos 62 municípios dependem do transporte hidroviário. Para lidar com os impactos da estiagem, o governador Wilson Lima anunciou uma série de medidas de apoio, incluindo assistência às famílias afetadas nas áreas de saúde e abastecimento de água, distribuição de cestas básicas, kits de higiene pessoal, renegociação de dívidas e apoio aos produtores rurais.

O governador também destacou os sérios impactos econômicos da estiagem, uma vez que os níveis dos rios estão próximos dos registros mais baixos já registrados.

O transporte de insumos, matérias-primas para a Zona Franca e produtos acabados é gravemente afetado.

De janeiro a setembro deste ano, o estado do Amazonas registrou 14.593 focos de calor, o que representa uma redução de 20,37% em relação a 2022, quando foram registrados 18.327 focos.

Somente em setembro, foram registrados 6.782 focos de calor.

O Corpo de Bombeiros do Amazonas está atuando em 21 municípios, combatendo mais de 1,3 mil incêndios, por meio de operações como Aceiro, no sul do estado, e Céu Limpo, na região metropolitana, para enfrentar os desafios decorrentes da estiagem e dos incêndios.

Centena de botos morreram devido à seca (Foto: reprodução)
Centena de botos morreram devido à seca (Foto: reprodução)

 

A seca no Amazonas já deixou 2.200 alunos sem acesso a escola (Foto: Reprodução)
A seca no Amazonas já deixou 2.200 alunos sem acesso a escola (Foto: Reprodução)

 

Seca no Amazonas deixa cidades isoladas e com escassez de alimentos (Foto: Reprodução)
Seca no Amazonas deixa cidades isoladas e com escassez de alimentos (Foto: Reprodução)
Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 1073