Um homem chocou moradores da Zona Norte do Rio de Janeiro ao jogar um pitbull vivo no lixo na noite deste domingo (17). Uma câmera de segurança registrou o ato cruel, que deixou o estado do cão gravemente debilitado na manhã desta segunda-feira (18).
O animal, encontrado em um saco dentro de uma caçamba na Rua Augusto Nunes, em Todos os Santos, apresentava um quadro alarmante de saúde.
Leia também: Casal e bebê são vítimas fatais de tiroteio dentro de carro
O caso foi imediatamente relatado à 23ª Delegacia de Polícia (Méier), enquanto a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) iniciou diligências para identificar e prender o indivíduo responsável pelo ato de crueldade.
Agentes da DPMA se dirigiram à clínica onde o cão, carinhosamente chamado de Coragem, está sendo tratado, na Zona Norte do Rio, para acompanhar sua situação. “Um segurança da rua viu o saco se mexer e encontrou o pitbull”, relatou Thiago Gouveia, um dos moradores que ajudou no resgate do animal, que foi levado com urgência para a Clínica Flipper.
Apesar dos esforços médicos, o estado de Coragem é grave. “Ele está um pouco mais alerta após as medicações, mas seu estado é preocupante”, disse Gouveia. “O médico informou que os maus-tratos ocorreram por algum tempo. O pitbull apresenta diversas úlceras pelo corpo e indícios de problemas renais, como a presença de sangue na urina. Normalmente, um pitbull pesa entre 35 kg e 40 kg, mas ele está atualmente com apenas 27 kg”, detalhou.