Logo
Virou notícia, virou Tag!
QUENTE

Pico de calor se aproxima e temperaturas devem passar dos 40ºC

Onda de Calor no Brasil: Temperaturas extremas se aproximam nos próximos dias

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pico de calor em São Paulo passou dos 40 graus (Foto: Reprodução)
Pico de calor em São Paulo passou dos 40 graus (Foto: Reprodução)

Após alguns dias de crescimento, a onda de calor que está afetando o Brasil no final de setembro está prestes a atingir o seu auge neste fim de semana, entre os dias 23 e 24, coincidindo com o início da primavera.

As previsões indicam que os Estados do Centro-Oeste serão os mais impactados, com temperaturas variando entre 40ºC e 44ºC, de acordo com dados fornecidos pelo Climatempo.

Leia também: Após transplante de Faustão, aumento de 158% é registrado no desejo de ser doador de órgãos

Neste cenário desafiador, é em Mato Grosso que se espera as temperaturas mais elevadas, com a cidade de Cuiabá enfrentando máximas de até 43ºC ao longo do fim de semana. Campo Grande poderá atingir até 39ºC, enquanto Goiânia deve registrar um pico de até 38ºC. Outra capital que enfrentará o auge dessa onda de calor é o Rio de Janeiro, com previsão de máxima de 41ºC durante o fim de semana.

As temperaturas devem superar em muito os valores médios históricos (foto: reprodução - Tag Notícias)
As temperaturas devem superar em muito os valores médios históricos (foto: reprodução – Tag Notícias)

Na região Sudeste, Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) também devem experimentar temperaturas elevadas, com máximas de até 36ºC, enquanto São Paulo está prevista para atingir 38ºC. Se essa previsão se confirmar para a capital paulista, será estabelecido um novo recorde de temperatura, superando o antigo registro de 37,8ºC estabelecido em 17 de outubro de 2014.

Brasília, por sua vez, terá temperaturas altas, mas será a capital menos afetada pela onda de calor, com máxima de 34ºC. No Norte do país, Palmas (TO) e Teresina (PI) também deverão enfrentar calor extremo, com temperaturas atingindo até 40ºC.

Leia também: Greve no metrô de São Paulo: Funcionários decidem cruzar os braços; saiba quando

As regiões Sudeste, Centro-Oeste, algumas partes do Nordeste, Tocantins e Paraná devem experimentar condições de tempo ensolarado e baixa umidade do ar durante o fim de semana. No entanto, as regiões da Zona da Mata e do Agreste do Nordeste, assim como grande parte do Norte do país, podem esperar pancadas de chuva durante o fim de semana. Além disso, o Rio Grande do Sul também terá chuvas intensas, e as regiões da serra, litoral e Vale do Itajaí, em Santa Catarina, estão previstas para receber chuva. Na região Sul, Curitiba poderá atingir os 35ºC ao longo do fim de semana, ficando ligeiramente abaixo do recorde de 35,5ºC registrado em 2020.

Daniel Vicente
Daniel Vicente
Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!