Logo
Virou notícia, virou Tag!

Monumento em homenagem à Nossa Senhora é inaugurado em Aparecida

Maior que Cristo Redentor, estátua de 50 metros de altura é feita de aço e fica em um espaço a 3 quilômetros do maior templo católico do país, o Santuário Nacional de Aparecida

Facebook
Twitter
LinkedIn
Estátua de 50 metros de Nossa Senhora é inaugurada em Aparecida (Foto: Laurene Santos)
Estátua de 50 metros de Nossa Senhora é inaugurada em Aparecida (Foto: Laurene Santos

Neste sábado (7), uma monumental estátua da Padroeira do Brasil foi oficialmente inaugurada na cidade de Aparecida (SP), que abriga o Santuário Nacional, o maior templo católico do país dedicado a Nossa Senhora.

A escultura, com impressionantes 50 metros de altura, supera em tamanho o icônico Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que tem 38 metros de altura.

Leia também: Pastor evangélico ataca Nossa Senhora Aparecida e a chama de “Satanás fantasiado de Azul”

Estátua de Nossa Senhora é maio que o Cristo Redentor (Fotos: Laurene Santos/Lívia Torres)
Estátua de Nossa Senhora é maio que o Cristo Redentor (Fotos: Laurene Santos/Lívia Torres)

A magnífica escultura, uma obra do renomado artista plástico Gilmar Pinna, foi construída com estrutura de aço e demandou um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões. O local escolhido para sua instalação fica a uma distância de 3 quilômetros da Basílica e pode ser vista a incríveis 6 quilômetros de distância.

A inauguração ocorreu no sábado, seis anos após a data originalmente prevista, e coincidiu com a proximidade do Dia da Padroeira, que é celebrado na próxima quinta-feira (12).

O artista responsável pela obra destaca que, embora a inauguração oficial tenha ocorrido, o projeto ainda não está completamente finalizado. Fases adicionais, incluindo a colocação de um mapa gigante do Brasil segurado por dois braços de Deus, estão previstas e devem levar cerca de um ano e meio para serem concluídas.

A ideia por trás desses braços divinos é representar que o país está sob a proteção de Deus, com cada braço medindo impressionantes 19 metros, elevando a escultura a um total de 50 metros e 60 toneladas de imponência.

Apesar disso, o local onde a estátua está instalada, no bairro Itaguaçu, já está aberto ao público. Os visitantes podem desfrutar da obra gratuitamente, uma vez que ela está localizada em um espaço aberto e acessível 24 horas por dia.

O projeto para a instalação deste colossal monumento de cerca de 50 metros de comprimento foi anunciado em 2017. No entanto, enfrentou consideráveis atrasos devido a uma disputa judicial, resultante de uma ação movida pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea).

Peças de estátua gigante de Aparecida ficaram em terreno durante meses, após ação na Justiça (Foto: Fábio França)
Peças de estátua gigante de Aparecida ficaram em terreno durante meses, após ação na Justiça (Foto: Fábio França)

A Atea argumentou que o Estado é laico e, portanto, a prefeitura não poderia financiar e instalar tais monumentos, alegando um favorecimento a uma religião em detrimento de outras. Após superar esses obstáculos legais, a construção foi retomada em 2022 e finalmente inaugurada oficialmente em uma cerimônia realizada na noite do último sábado, na presença do artista responsável pela obra, o renomado Gilmar Pinna, de 65 anos.

Débora Carvalho
Débora Carvalho
Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!