Ministério da Saúde prioriza imunização de crianças e adolescentes contra dengue

TAG Notícias

Nesta segunda-feira (15), o Ministério da Saúde anunciou a priorização da imunização de crianças e adolescentes com idades entre 6 e 16 anos na nova campanha de vacinação contra a dengue. A previsão é que a campanha tenha início em fevereiro deste ano.

O Brasil, pioneiro no fornecimento da vacina contra a dengue pelo sistema público de saúde, espera ter acesso a até 6 milhões de doses em 2024. Considerando que a aplicação requer duas doses, aproximadamente 3 milhões de indivíduos devem ser vacinados ao longo do ano.

Leia também: Caixa inicia pagamento do abono salarial 2024 em fevereiro; veja o calendário

O diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, afirmou que a faixa etária de 6 a 16 anos será priorizada, e a decisão sobre qual grupo específico dentro dessa faixa será o primeiro a ser vacinado será tomada na próxima semana, durante uma reunião agendada para quinta-feira (25).

O país enfrenta o desafio da baixa quantidade de doses disponíveis, apesar de ser o primeiro no mundo a oferecer a vacina na rede pública. A Qdenga, imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma, teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023 e foi incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Em 2023, o Brasil registrou 1,6 milhão de casos de dengue e 94 mortes, enquanto neste ano os casos já ultrapassam 10 mil, com sete mortes em investigação. A Takeda tem a capacidade de entregar cerca de 5 milhões de doses de fevereiro a novembro, e o Ministério da Saúde está em negociações para receber doações, o que poderia elevar o total de doses disponíveis para 6 milhões.

A decisão final será tomada durante uma reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) na próxima semana, envolvendo representantes do ministério, governos estaduais e municipais.

Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 1064

Deixe um comentário