Logo
Virou notícia, virou Tag!

Meta lança IA capaz de traduzir textos e áudios para até 100 idiomas instantaneamente

A nova tecnologia de IA irá ajudar muitos desenvolvedores na tradução de informações

Facebook
Twitter
LinkedIn
Meta lança nova inteligência artificial (Foto: Reprodução)
Meta lança nova inteligência artificial (Foto: Reprodução)

A Meta está ampliando seu leque de ferramentas de inteligência artificial com o lançamento do SeamlessM4T, um modelo de linguagem com a capacidade de transcrever discursos e traduzir falas em quase cem idiomas.

Este projeto está disponível para pesquisadores, seguindo a tendência dos recentes lançamentos de serviços inteligentes da empresa liderada por Mark Zuckerberg.

Leia também: Startup Nomad recebe aporte de R$ 300 milhões de empresa que investiu em Nubank e no ChatGPT

De acordo com a gigante da tecnologia, o lançamento deste novo modelo representa uma “mudança significativa” no campo da inteligência artificial voltada para a conversão de fala em texto e tradução de discursos. Esta iniciativa representa uma abordagem inovadora da empresa no sentido de criar uma ferramenta capaz de conectar dialetos de todo o mundo em um único serviço.

O que distingue esta inteligência artificial de outras propostas é a sua capacidade de executar diversos processos de tradução e transcrição – texto para texto, fala para fala, fala para texto e reconhecimento de fala – tudo em um único sistema. Além disso, o modelo consegue identificar quando uma pessoa está alternando entre dois ou mais idiomas na mesma frase.

O SeamlessM4T poderá ser usado por desenvolvedores e pesquisadores, em diferentes soluções.
O SeamlessM4T poderá ser usado por desenvolvedores e pesquisadores, em diferentes soluções.

Quando uma frase é pronunciada, a inteligência artificial a identifica automaticamente e a traduz para o dialeto de preferência utilizando uma voz sintetizada.

O SeamlessM4T, cujo nome significa “Tradução Automática Multilíngue e Multimodal Contínua em Grande Escala”, é considerado um “sucessor” do Universal Speech Translator, um dos poucos modelos de tradução de fala que suporta o idioma hokkien, falado em todo o Sudeste Asiático.

Esta nova tecnologia é fundamentada no Massively Multilingual Speech da Meta, um sistema que oferece reconhecimento de fala, detecção de idioma e síntese de voz em mais de 1.100 idiomas. Quando se trata de tradução de fala para fala e de texto para fala, o SeamlessM4T reconhece cem idiomas de entrada e os converte em 35 idiomas de saída.

Daniel Vicente
Daniel Vicente
Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!