Maurício Kubrusly, ex-repórter do Fantástico, é homenageado após ser diagnosticado com demência

No último domingo, 20, o Fantástico emocionou os telespectadores ao prestar uma sentida homenagem a Maurício Kubrusly.

Kubrusly ficou conhecido por suas reportagens emocionantes, viajando por todo o país, contando histórias de pessoas comuns e de lugares fascinantes quadro “Me Leva Brasil”.

Em 2017, Kubrusly foi diagnosticado com DFT, uma doença neurodegenerativa que afeta o cérebro. A doença causa problemas de memória, linguagem e comportamento.

Apesar da doença, Kubrusly continua a trabalhar como jornalista. Ele também é um ativista pela conscientização sobre a DFT.

Leia também: Faustão aguarda por transplante de coração, afirma rádio

No programa, especial de celebração dos 50 anos do Fantástico, o jornalista Pedro Bial não poupou elogios ao colega de profissão.

“Ele possuía um faro único, uma sensibilidade ímpar para abordar suas histórias… Maurício Kubrusly merece todas as homenagens possíveis. Seu impacto vai muito além do ‘Me Leva Brasil’. Ele é um verdadeiro jornalista de destaque”

Kubrusly atualmente vive no sul da Bahia com sua esposa e sua filha. Ele continua a lutar contra a DFT, mas mantém sua paixão pela vida e pelo Brasil.

O programa então exibiu um tocante vídeo, trazendo imagens recentes do repórter em um momento de introspecção e serenidade, enquanto caminhava em uma praia no Nordeste, acompanhado por seu fiel companheiro cachorro.

O Fantástico encerrou a homenagem a Kubrusly com as palavras: “A memória se foi, mas, como ele sempre diz, permanece sua enorme paixão pela vida e pela gente brasileira”.

Fantástico presta homenagem à Maurício Kubrusly (Foto: Reprodução/Globo)
Fantástico presta homenagem a Maurício Kubrusly (Foto: Reprodução/Globo)

O que é demência frontotemporal (DFT)

A demência frontotemporal é uma condição neurológica que afeta as regiões frontal e temporal do cérebro, resultando em alterações comportamentais, de personalidade e cognitivas.

Isso inclui dificuldades no pensamento abstrato, na concentração, na retenção de informações recentes, na organização de ações sequenciais e na expressão de ideias.

Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 923