Maior Tatuzão da América Latina da Linha 2 Verde começa a ser montado

TAG Notícias

O maior tatuzão já encomendado na América Latina está prestes a desbravar os subterrâneos da cidade de São Paulo. Com sua imponente presença, essa gigantesca tuneladora fabricada pela empresa chinesa CREG é uma verdadeira maravilha da engenharia.

Encomendada pelo Consórcio CML2, essa imensa máquina tem a missão de escavar cerca de 8 km de túneis, conectando a extensão da Linha 2-Verde até a região da Penha, na Zona Leste da cidade.

Leia também: Vídeo: Antes de cair com avião, fazendeiro deixou o filho pilotar enquanto tomava cerveja

Após chegar ao país em maio, a tuneladora foi transportada em comboios até o canteiro de obras no Jardim Têxtil. Surpreendentemente, mesmo com a laje de fundo da vala ainda incompleta, a empresa iniciou o processo de içamento da parte frontal do tatuzão. Imagens impressionantes das primeiras peças montadas foram compartilhadas nas redes sociais, revelando a grandiosidade desse projeto ambicioso.

Tatuzão da Linha 2-Verde começa a ser montado no Complexo Rapadura: partida prevista para o final do ano (Reprodução/Redes sociais)
Tatuzão da Linha 2-Verde começa a ser montado no Complexo Rapadura: partida prevista para o final do ano (Reprodução/Redes sociais)

O Consórcio CML2 conta com os serviços da empresa Locar, que disponibilizou um de seus enormes guindastes para transferir os equipamentos até a posição de partida. Com um diâmetro de 11,66 metros, esse TBM (Tunnel Bore Machine) supera até mesmo o tatuzão usado nas obras da Linha 4 do Metrô do Rio, que anteriormente detinha o título de maior tuneladora do Brasil.

O Metrô de São Paulo já tem como meta iniciar as escavações dos túneis até o final deste ano, impulsionando a expansão da Linha 2-Verde em direção a Vila Prudente. O percurso inclui passagens pelas estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato, culminando no VSE Giani Falchini.

Após essa fase, a máquina será desmontada e transportada para a Vala Penha, onde será preparada para a próxima etapa de escavações. Todo esse projeto ambicioso tem previsão de ser entregue à população em 2026, proporcionando uma revolução no sistema de transporte público da cidade e oferecendo mais comodidade e mobilidade aos seus habitantes.

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1823