Lula se solidariza com presidente mexicano após invasão de embaixada

Apoio ao méxico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, demonstrou solidariedade ao presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador após os recentes acontecimentos que levaram à suspensão das relações diplomáticas com o Equador. López Obrador tomou essa decisão após a invasão da embaixada mexicana em Quito por policiais equatorianos, que resultou na tentativa de prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, asilado no México.

Em uma publicação no X, antigo Twitter, Lula referiu-se a López Obrador como “amigo” e expressou sua solidariedade, compartilhando uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A nota reafirma a posição do governo brasileiro de repúdio à invasão da embaixada mexicana, ressaltando que tal ato viola convenções internacionais sobre asilo diplomático e relações diplomáticas.

Leia também: Cartunista Ziraldo morre aos 91 anos

O episódio que culminou na suspensão das relações diplomáticas teve início com a invasão da embaixada mexicana em Quito pela polícia equatoriana na noite de sexta-feira (5). A ação visava prender Jorge Glas, condenado a seis anos de prisão por corrupção em um caso envolvendo a Odebrecht e asilado no México desde dezembro do ano passado.

A crise diplomática entre México e Equador se agravou nos últimos dias, com desentendimentos sobre comentários feitos pelo presidente mexicano sobre as eleições equatorianas de 2023 e a concessão de asilo político a Glas pelo México. Tais acontecimentos levaram à declaração de “persona non grata” da embaixadora mexicana no Equador e culminaram na invasão da embaixada mexicana em Quito.

O incidente ressalta a importância das convenções internacionais, como a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, que garantem a inviolabilidade das embaixadas e exigem autorização prévia para a entrada de agentes policiais. A violação desses acordos representa uma grave violação das normas internacionais e pode acarretar em consequências diplomáticas severas.

Fique por dentro das últimas notícias e desdobramentos desse episódio acompanhando a gente no Google News.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1924

Deixe um comentário