Logo
Virou notícia, virou Tag!

Lula reduz ritmo de agenda e se prepara para cirurgia no quadril

Facebook
Twitter
LinkedIn
A assessoria da Presidência informou que a cirurgia de Lula é "programada e não urgente" (foto: reprodução - Tag Notícias)
A assessoria da Presidência informou que a cirurgia de Lula é "programada e não urgente" (foto: reprodução - Tag Notícias)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recentemente retornou de uma extensa agenda internacional que incluiu visitas aos Estados Unidos e Cuba, recebeu na sexta-feira (22) Li Xi, membro do Comitê Permanente do Politburo e secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Comitê do Partido Comunista (PC) da China. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto.

O Politburo, uma influente instância política no âmbito do Partido Comunista chinês, foi o foco da reunião, na qual Lula e Li Xi discutiram a reaproximação entre Brasil e China, bem como o reinício de investimentos, com ênfase na área de tecnologia. Durante o encontro, Lula ressaltou o interesse da Embraer em estabelecer uma unidade de produção na China e as oportunidades de negócios oferecidas pelo governo brasileiro nos projetos de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Leia também: Supremo mantém direitos políticos de Dilma mesmo com impeachment

Após as atividades do dia, o presidente encerrou o expediente e retornou ao Palácio da Alvorada, sua residência oficial, onde passará o fim de semana. Na próxima segunda-feira (26), Lula receberá a visita oficial do primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinh, em Brasília.

Nos próximos dias, a agenda do presidente deve desacelerar devido a uma cirurgia programada para o dia 29 de setembro, na qual ele passará por uma artroplastia do quadril. O procedimento será realizado na unidade do Hospital Sírio-Libanês, na capital federal.

Lula enfrenta um quadro de artrose na cabeça do fêmur, que é o desgaste na cartilagem que reveste as articulações e tem sentido dores com mais frequência. A cirurgia em questão, que envolve a substituição da articulação afetada por uma prótese artificial, tem como objetivo proporcionar alívio da dor causada pela artrose, corrigir deformidades e recuperar o movimento da articulação, permitindo maior conforto nas atividades diárias e locomoção.

Embora a recuperação esteja prevista para cerca de seis semanas, Lula deverá retomar suas atividades de despacho no Palácio da Alvorada antes desse período.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira
Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.