Nesta segunda-feira, 7 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, inauguram da Infovia 01 em Santarém, no Pará. Esse projeto tem como objetivo levar internet banda larga para cerca de 3 milhões de brasileiros.
A cerimônia ocorre na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e faz parte das atividades programadas para a semana do presidente na região Norte do Brasil, onde também ocorrem os Diálogos Amazônicos e a Cúpula da Amazônia.
Leia também: Em Belém, Lula quer unir países amazônicos para cobrar nações ricas
A Infovia 01 foi implantada por meio de um cabo de fibra óptica com 1.100 quilômetros de extensão, colocado no leito dos rios amazônicos. Esse projeto vai fornecer conexão à internet para as cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará, e também para Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas. Cada uma dessas cidades terá sua própria rede metropolitana, possibilitando o acesso à internet em escolas, unidades de saúde, segurança e outros órgãos públicos.
Essa iniciativa faz parte do programa Norte Conectado, que prevê a implantação de um total de oito infovias com cabos compostos por 24 pares de fibra óptica. Cada par tem capacidade para transmitir até 20Tb por segundo, o equivalente a 200 mil vídeos de streaming em alta qualidade simultaneamente. Esses cabos foram projetados para durar pelo menos 25 anos submersos.
O Ministério das Comunicações afirma que esse projeto beneficiará 59 municípios e cerca de 10 milhões de pessoas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. O investimento total no programa é de R$ 1,3 bilhão. O ministro Juscelino Filho destacou que já foram entregues duas Infovias e outras seis estão em andamento. Ele enfatizou que toda essa infraestrutura transformará a realidade das pessoas que vivem na região Norte do país.
Além disso, o ministério destaca que, por não ser uma rede enterrada ou posteada, a Infovia 01 vai preservar cerca de 68 milhões de árvores na região.
Após a inauguração da Infovia 01, o presidente da República estará presente em Belém, nos dias 8 e 9 de agosto, para participar da Cúpula da Amazônia. Esse evento contará com a presença dos líderes dos oito países que possuem a floresta em seus territórios, além da sociedade civil, e tem como objetivo definir políticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.