Logo
Virou notícia, virou Tag!
norte conectado

Lula inaugura infovia no Pará para levar internet a 3 milhões de pessoas

Por não ser uma rede enterrada ou posteada, a Infovia 01 vai preservar cerca de 68 milhões de árvores na região

Facebook
Twitter
LinkedIn
Lula durante inauguração de infovia no Pará (foto: reprodução - Tag Notícias)
Lula durante inauguração de infovia no Pará (foto: reprodução - Tag Notícias)

Nesta segunda-feira, 7 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, inauguram da Infovia 01 em Santarém, no Pará. Esse projeto tem como objetivo levar internet banda larga para cerca de 3 milhões de brasileiros.

A cerimônia ocorre na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e faz parte das atividades programadas para a semana do presidente na região Norte do Brasil, onde também ocorrem os Diálogos Amazônicos e a Cúpula da Amazônia.

Leia também: Em Belém, Lula quer unir países amazônicos para cobrar nações ricas

A Infovia 01 foi implantada por meio de um cabo de fibra óptica com 1.100 quilômetros de extensão, colocado no leito dos rios amazônicos. Esse projeto vai fornecer conexão à internet para as cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará, e também para Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas. Cada uma dessas cidades terá sua própria rede metropolitana, possibilitando o acesso à internet em escolas, unidades de saúde, segurança e outros órgãos públicos.

Essa iniciativa faz parte do programa Norte Conectado, que prevê a implantação de um total de oito infovias com cabos compostos por 24 pares de fibra óptica. Cada par tem capacidade para transmitir até 20Tb por segundo, o equivalente a 200 mil vídeos de streaming em alta qualidade simultaneamente. Esses cabos foram projetados para durar pelo menos 25 anos submersos.

O Ministério das Comunicações afirma que esse projeto beneficiará 59 municípios e cerca de 10 milhões de pessoas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. O investimento total no programa é de R$ 1,3 bilhão. O ministro Juscelino Filho destacou que já foram entregues duas Infovias e outras seis estão em andamento. Ele enfatizou que toda essa infraestrutura transformará a realidade das pessoas que vivem na região Norte do país.

Além disso, o ministério destaca que, por não ser uma rede enterrada ou posteada, a Infovia 01 vai preservar cerca de 68 milhões de árvores na região.

Após a inauguração da Infovia 01, o presidente da República estará presente em Belém, nos dias 8 e 9 de agosto, para participar da Cúpula da Amazônia. Esse evento contará com a presença dos líderes dos oito países que possuem a floresta em seus territórios, além da sociedade civil, e tem como objetivo definir políticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira
Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.