Lula é aconselhado a adotar distância segura de conflito entre Israel e Irã

postura neutra

Assessores internacionais e políticos próximos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recomendam que ele mantenha uma postura neutra em relação ao conflito entre Israel e Irã.

Argumentam que no ano passado, ao tentar mediar os conflitos entre Ucrânia e Rússia e entre Israel e Hamas, Lula acabou se desgastando, embora sua intenção fosse positiva.

Leia também: Julgamento que pode levar Trump à prisão começa hoje

Esse desgaste foi explorado na política interna do Brasil e contribuiu para a rejeição de parte do eleitorado evangélico ao presidente petista.

Por isso, a sugestão é que qualquer posicionamento seja deixado a cargo da diplomacia brasileira. Se questionado, Lula deve se manifestar de forma genérica, defendendo um entendimento que evite um agravamento do conflito.

No Palácio do Planalto, a percepção é de que é hora de priorizar questões internas, deixando as questões internacionais em segundo plano para não ofuscar as conquistas do governo petista.

Outro foco

Nesta segunda-feira (15), por exemplo, o foco do presidente estará no pacote de reforma agrária e, no cenário internacional, nas discussões relacionadas às eleições na Venezuela.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

Em comunicado divulgado no sábado (13), o Palácio do Itamaraty expressou a “grave preocupação” do governo brasileiro com os relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel.

O comunicado ressaltou que o Brasil vem alertando sobre o potencial destrutivo do agravamento das hostilidades no Oriente Médio desde o início do conflito na Faixa de Gaza, em outubro de 2023, após os ataques do grupo radical islâmico Hamas.

Siga a gente no Google News para ficar por dentro das últimas notícias!

 

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1924

Deixe um comentário