Logo
Virou notícia, virou Tag!

Lula tenta desbloquear valor milionário de herança deixada Marisa que está retido desde a Lava Jato

Lula quer reaver valor milionário deixado de herança por Marisa. Agora o presidente eleito pede a liberação do dinheiro após a Lava Jato bloquear
Facebook
Twitter
LinkedIn
Lula briga pela redução dos juros

Lula quer reaver mais de R$ 5 milhões que estão bloqueados

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conseguiu o seu maior objetivo: vencer as eleições e voltar ao Palácio do Planalto em 2023. Mas nem tudo são flores para Lula. Agora o governante tenta reaver parte de seus bens que seguem bloqueados pela Justiça em decorrência a Operação Lava Jato, segundo informa a Veja.

+ Lula fala sobre a volta do horário de verão e questiona o público se quer isso

Na terça-feira (08), o advogado Cristiano Zanin enviou um pedido ao ministro do Supremo Tribunal (STF) Gilmar Mendes, para que ele mande o Tribunal Regional Federal da 3, desbloquear valores que Lula tem direito, bloqueado no banco Bradesco Vida e Previdência.

Segundo o que foi apurado, o presidente eleito é beneficiário de 20% de um plano de previdência privada VGBL da sua falecida mulher, Marisa Leticia, que morreu em 2017.

Atualmente o valor total do plano é de R$ 5,5 milhões, valor esse informado por Lula à Justiça Eleitoral ao registrar seu candidatura em 2022. Os herdeiros de Lula e Marisa, no total 4, têm direito a 80% do valor.

A defesa de Lula alega a Gilmar Mendes que “Trata-se de quantia essencial à manutenção da subsistência” do presidente. A defesa também pediu para o que Bradesco liberasse o valor solicitado. O instituição financeira, então, questionou o TRF3 se poderia realmente liberar o dinheiro.

A desembargadora federal Mônica Nobre respondeu, no entanto, que, como o processo foi suspenso, é melhor que se espere o julgamento final da ação no Supremo.

Segundo especialista, se considerar o histórico de Gilmar e suas criticas a Lava Jato, as chances de liberação são consideráveis e devem ser imediatas..

Daniel Vicente
Daniel Vicente
Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!