Logo
Virou notícia, virou Tag!

Litoral de São Paulo e do Rio devem ter ondas de e 3 metros e defesa civil faz alerta

Alerta de Ressaca no Litoral Paulista e Fluminense - Previsão do Tempo até Quinta-feira

Facebook
Twitter
LinkedIn
Alerta para o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro
Alerta para o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro

A Defesa Civil estadual em conjunto com a Marinha estão emitindo alertas importantes para a região costeira entre Santos, situada no litoral paulista, e Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro.

Esse alerta está em vigor até a próxima quinta-feira (10), devido à iminência de riscos de ressaca no mar. Essa situação é provocada pela passagem de uma frente fria que está alterando as condições climáticas no estado de São Paulo. De acordo com as informações, há a possibilidade de ocorrência de ondas que poderão atingir até três metros de altura.

Leia também: Governo Lula prevê novo valor de salário mínimo em 2024; saiba quanto

Nesse contexto, a Defesa Civil faz um apelo à população para que evite atividades marítimas de risco, como surfe, windsurfe e kitesurf, como medida preventiva durante esse período de alerta.

Na Baixada Santista, a previsão é de que a temperatura máxima não ultrapasse os 21ºC nesta terça-feira (8), sendo esperadas pancadas de chuva ao longo do dia.

Entretanto, a partir da quarta-feira, o cenário climático deverá mudar, com a volta do sol. Para a sexta-feira (11), a previsão é de um aumento significativo nas temperaturas, com máxima prevista de 36ºC.

Já na cidade de São Paulo, apesar de não se esperarem alagamentos como os ocorridos recentemente, a chegada da frente fria no oceano deverá trazer mudanças no clima. Nesta terça-feira, é previsto tempo nublado com chuvas fracas e chuviscos esparsos, além de uma diminuição temporária das temperaturas e dos índices de umidade durante as tardes.

Alerta para o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro
Alerta para o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro

Segundo informações do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a cobertura de nuvens irá impedir um aumento significativo nas temperaturas. A mínima prevista para hoje é de 16°C, e a máxima não deve ultrapassar os 20°C. Isso marca uma diferença considerável em relação ao calor registrado nesta segunda-feira (7), quando os termômetros no mirante de Santana, na zona norte, marcaram 29,6ºC.

Na região central da cidade, na Sé, a umidade relativa do ar chegou a baixos 24,3%, valor considerado prejudicial à saúde pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que estabelece um limite de 60%. O CGE prevê um aumento na umidade para um patamar mais adequado, alcançando cerca de 60% em média na cidade. Entretanto, esse valor poderá cair novamente na quarta-feira (9), com os termômetros podendo atingir até 25ºC.

De acordo com a Defesa Civil, no interior do estado de São Paulo, o cenário permanece de clima seco e estável. As temperaturas deverão aumentar gradualmente nesta terça-feira, trazendo sensações de calor e abafamento em algumas regiões.

Na cidade de Bauru, por exemplo, a previsão é de uma máxima de 30ºC para hoje, com expectativa de um aumento nas temperaturas nos próximos dias. Não há previsão de chuva para o município nesse período.

Daniel Vicente
Daniel Vicente
Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!