Lewandowski vai se aposentar do STF em 11 de abril; Lula escolherá substituto

TAG Notícias

O ministro Ricardo Lewandowski do Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou sua aposentadoria para o dia 11 de abril, antecipando um mês antes do prazo compulsório que seria em 11 de maio, quando ele completaria 75 anos

Em uma entrevista à imprensa, ele justificou sua decisão com compromissos acadêmicos e profissionais futuros, e afirmou que está encerrando um ciclo e iniciando um novo.

“Essa minha antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam. Eu, agora, encerro um ciclo da minha vida e vou iniciar um novo ciclo”, afirmou Ricardo Lewandowski em entrevista à imprensa.

+ Ministro de Lula chama Bolsonaro de ‘líder de pé de barro’ e diz que retorno ‘flopou’

Estou com o gabinete praticamente zerado em matéria de processo, só existem aqueles que estão pendentes de alguns despachos de natureza administrativa. Parto para novas jornadas.”

Ricardo Lewandowski, que ingressou no STF em março de 2006, disse que está deixando a Corte com a sensação de ter cumprido sua missão e que seu gabinete está praticamente vazio de processos, com exceção dos pendentes de despachos administrativos.

Ele participou de sua última sessão como ministro do STF em 30 de março e foi homenageado pela presidente do Supremo, Rosa Weber, que leu um trecho de seu discurso de posse em setembro de 2014.

 


O substituto de Ricardo Lewandowski será nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e entre os nomes cogitados estão o jurista Manoel Carlos de Almeida Neto, o advogado de Lula, Cristiano Zanin, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

 

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1727